Os dez anos de cooperação técnica internacional entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foram celebrados com o seminário “Conhecimento Técnico-Científico para a Qualificação da Saúde Suplementar”, realizado nos dias 25 e 26/11, no Rio de Janeiro. No evento, foram apresentados os resultados de estudos efetuados a partir do Edital 05/2014, em mesas de debates com pesquisadores e servidores da ANS. Na ocasião, foi lançado um livro sobre o tema, também resultado da parceria entre as duas instituições.
A mesa de abertura contou com a diretora de Desenvolvimento Setorial, Martha Oliveira, o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Leandro Reis, a diretora de Gestão, Karla Coelho, e o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Gerardo Alfaro.
“Devemos continuar aprimorando a regulação, e essa parceria com o meio acadêmico é fundamental para que possamos enxergar com outros olhos a realidade, por meio de pesquisas. Dentro do possível, pretendemos transformar a teoria em prática, aplicar o conhecimento produzido e enxergar oportunidades para aperfeiçoarmos os nossos instrumentos na regulação”, disse Martha Oliveira.
Para Leandro Reis, o encontro foi uma oportunidade de debater o trabalho desenvolvido ao longo de uma década. “Esses resultados não teriam sido possíveis se não fosse o compartilhamento de um ideal: os servidores e os diretores da ANS compraram o sonho de realizar uma parceria com o meio acadêmico e hoje temos muito a celebrar e pretendemos entregar um setor de saúde melhor para a sociedade”.
“A ideia é que continuemos com a parceria entre ANS e OPAS com o objetivo de produzir conhecimento, pensar e discutir ferramentas, conceitos, ideias para melhorar a qualidade da assistência à saúde. Estamos amadurecendo a regulação da Saúde Suplementar e lançando hoje o livro com a compilação das pesquisas para que outras pessoas que não puderam estar aqui possam também ter acesso a esse conhecimento”, destacou Karla Coelho.
Na lista abaixo, estão mencionados todos os temas das pesquisas realizadas. Veja as apresentações realizadas no seminário:
Lançamento do livro “Conhecimento Técnico-Científico para Qualificação da Saúde Suplementar” – apresentado por Fernando Leles.
A economia política da produção e difusão do conhecimento biomédico - apresentado por Kenneth Camargo.
A satisfação do beneficiário da Saúde Suplementar sob a perspectiva da qualidade e da integralidade - apresentado por Rafael da Silveira Gomes.
Paciente: Sistema de avaliação da qualidade da assistência dos prestadores de serviços de saúde pela perspectiva do usuário - apresentado por Dr. Ricardo Heber.
O pacto intergeracional e a capacidade de financiamento da Saúde Suplementar no Brasil no contexto de envelhecimento populacional - apresentado por Kenya Noronha.
Modelo de hierarquização da atenção ao idoso com base na complexidade dos cuidados – apresentado por Renato Veras – temporariamente indisponível para download.
Ferramenta para a análise do desempenho econômico-financeiro de operadoras de planos de saúde no setor de Saúde Suplementar brasileiro – apresentado por Eduardo Loebel.
Metodologia e ferramentas para aplicação do modelo de “Grupo de Diagnósticos Relacionados” para a área hospitalar na Saúde Suplementar brasileira - apresentado por André Alexandre Osmo.
Judicialização na Saúde Suplementar - apresentado por Mário César Scheffer, Daniela Batalha Trettel e Juliana Ferreira Kozan.
A Saúde Suplementar do ponto de vista dos contratos coletivos: Uma análise das contratações e negociações coletivas - apresentado por Ronaldo Teodoro dos Santos.
Análise da rede de atenção em saúde mental no subsistema de Saúde Suplementar brasileiro nas regiões Norte e Sul sob a perspectiva de linhas de cuidado - apresentado por Daniel Canavese de Oliveira e Renata Flores Trepte.
Suficiência de Rede: um estudo ecológico sobre beneficiários e redes de cuidados à saúde a partir de análises exploratórias das proporções de partos cesarianos e taxas de mortalidade por câncer de mama e infarto nos municípios brasileiros em 2012 - apresentado por Ligia Bahia e Ronir Raggio Luiz. (ANS)