A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançará, nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, um portal que reunirá uma série de informações até então fechadas. Será um passo importante no processo de empoderamento do consumidor de planos de saúde no Brasil. O chamado d-tiss sistematizará dados como frequência e valor de procedimentos e comparações de como eles são executados aqui e em outras partes do mundo.
O portal, na verdade, abrirá ao cidadão informações que já são repassadas pelas empresas à ANS através da Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS), estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados da saúde suplementar. O objetivo do TISS é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras e compor o Registro Eletrônico de Saúde.
A informação foi antecipada pela diretora da ANS, Martha Regina de Oliveira, durante o 1º Fórum de Saúde Suplementar, que realizado ontem e hoje, em São Paulo. O encontro é promovido pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) para discutir o tema Sobrevivência do Setor de Saúde Suplementar Propostas, Metas e Responsabilidades.
É a primeira vez que vamos soltar essas informações , diz Martha. O d-tiss, explica a diretora, é inspirado na plataforma online norte-americana guroo (www.guroo.com), criada pelo órgão independente Health Care Cost Institute (HCCI) Instituto de Custos do Cuidado com a Saúde, numa tradução livre , que reúne informações fornecidas de maneira voluntária pelas empresas.
O guroo, diferentemente do d-tiss, traz valores máximos, mínimo e médio dos principais procedimentos médicos nos EUA, em níveis nacional, estadual e local. Foi criado com o objetivo de dar publicidade a informações sobre os custos e a qualidade dos cuidados de saúde para que os consumidores possam fazer escolhas e saber como gastam o que investem em assistência privada.
Martha também antecipou que há outro projeto em andamento, para dar mais transparência com foco nos beneficiários dentro do portal das operadoras. A ideia é que, dentro de um ano e meio, seja criado um portal que unifique todas essas informações das empresas. A diretora não deu mais informações sobre esse projeto. (Raíssa Ebrahim - Jornal do Commercio de Pernambuco)