Nem sempre quando se pensa em Novas Soluções serão necessários altos investimentos e pessoas super capacitadas para alcançar os objetivos pretendidos. A inovação na área da Saúde pode partir de procedimentos simples, com o deslocamento das tecnologias já existentes para dentro das estruturas médicas e hospitalares. E os players do sistema de saúde devem estar atentos às tendências e aos modelos inovadores.
Internet, celulares, mensagens via SMS, whatsapp, são exemplos de tecnologias disponíveis e suficientes para elevar os serviços de saúde à outra categoria, mais eficiente, acessível, inclusiva e menos onerosa.
Hoje, perde-se um tempo enorme na marcação de consultas presenciais que, quando realizadas, certamente o problema que levou o paciente a procurar um profissional ou estabelecimento de saúde, já se resolveu. Com o uso correto da tecnologia, o desperdício de tempo pode ser evitado, gerando maior eficiência do sistema e mais satisfação dos usuários.
Para que isso ocorra de forma não traumática, é preciso mudança de cultura, alteração da legislação vigente e superação de resistências infundadas. É possível pagar contas pela internet, importar mercadorias, fazer compras com cartão de crédito no celular a partir de aplicativos, saber em tempo real qual a melhor rota de trânsito
e fugir do congestionamento, mas os pacientes não podem falar com seus médicos por meio de mensagens ou sms? Enviar o resultado de um exame por e-mail também não é possível?
Alguns dos benefícios que a tecnologia traria ao setor da saúde são a fidelização entre pacientes e seus médicos, contatos em tempo real à distância e, principalmente, soluções que envolvam o mínimo possível de deslocamentos.
Ao se falar em inovação, é imprescindível pensar nos benefícios da genômica e da farmacogenética. A análise do DNA de uma pessoa pode gerar informações riquíssimas para seu devido tratamento e, o mais importante, para conhecer que riscos ela tem pela frente. Esse tipo de inovação, já disponível, será de grande valia para a prática médica, no diagnóstico, tratamento e prescrições, e para o setor da saúde, pois será possível coletar, com um só exame, informações úteis para toda a vida, além de permitir que os cuidados em saúde sejam direcionados para a real necessidade das pessoas.
O cuidado de pacientes em lugares onde a distância é fator crítico torna necessário o uso de soluções inovadoras. A utilização da telemedicina garante o intercâmbio de informações indispensáveis para a promoção e proteção da saúde, redução do risco da doença e outros agravos e recuperação dos pacientes.
A inovação e a tecnologia podem fazer com que as iniciativas sejam implementadas de forma mais rápida, gerando maior eficiência na capacitação de pessoas, na obtenção de informações de qualidade, com o intuito de levar a decisões acertadas, na superação do problema de acesso e no empoderamento dos pacientes.
Fonte: Saúde Business – 13.11.2015