Tive o prazer de participar ontem da inauguração da primeira unidade do Cora Residencial, instituição de longa permanência para idosos (ILP), do Fundo Pátria, que pretende se consolidar como a maior instituição de longa permanência de idosos da América Latina. Para isso, o Fundo Pátria pretende abrir mais 30 unidades do Cora Residencial nos próximos dois anos, em cidades como Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, entre outras.
Segundo Alexandre Saigh, sócio do Pátria, o grupo tem por hábito iniciar pequeno e crescer aos poucos nos negócios onde atua. Como exemplos, citou o Laboratório DASA, que quando começou era um pequeno laboratório em São Paulo e, quando saíram da operação, o laboratório era o terceiro maior grupo laboratorial do mundo.
Também citou a faculdade Anhanguera, que iniciou como uma pequena faculdade em Leme e quando a operação terminou haviam criado a maior faculdade do mundo com a fusão Kroton com Anhanguera. Já a SmartFit é a sétima maior rede de academias do mundo e em franco crescimento.
Após ter visitado o Cora ontem, fico com a impressão que certamente o grupo será um dos maiores players globais do seguimento de residênciais de longa permanência para idosos, num prazo de cinco a dez anos.
Leia Mais:
Quem está preparado para o envelhecimento da população?
Envelhecer bem como um País, dependerá de todos
As unidades do Cora Residencial têm, a partir de 100 leitos e o custo mensal é a partir de R$5.000,00, com alimentação e cuidados básicos de higiene. Já em dezembro de 2015 será inaugurada a unidade Cora Ipiranga com 200 leitos, numa localização privilegiada e as inaugurações prometem se somar para o grupo em 2016.
Segundo Ricardo Soares, sócio do Fundo Pátria e presidente da Brasil Senior Living, tudo no Cora foi pensado com muito carinho, a fim de receber muito bem um público que merece grande atenção, a terceira idade.
Fiquei muito bem impressionado com tudo o que vi durante a visita no Cora Residencial e saí com a certeza de que, se um dia precisar, não teria problema algum de me hospedar ali.
Chama a atenção o projeto arquitetônico totalmente adaptado e pensado para a terceira idade. Tudo super fácil de limpar, evitando escorregões, facilitando o apoio das mãos e visando propiciar a maior mobilidade possível ao idoso.
A Brasil Senior Living está trabalhando em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, juntos criaram um guia sobre como escolher uma instituição de longa permanência (Guia Rápido), que tem como objetivo ajudar as famílias a escolherem instituições de longa permanência para seus familiares, uma das decisões mais desafiadoras que uma família pode enfrentar.
Gostou deste artigo? Gostaria de esclarecer uma dúvida? Críticas ou sugestões ? Mande um e-mail para fernando@livehcm.com . Será um prazer escutar sua opinião!