Com uma série de iniciativas para 2025, a Associação Brasileira CIO Saúde (Abcis) vive um momento de consolidação e crescimento sob o comando de Sônia Poloni. O Show Case de Inteligência Artificial, em parceria com a Anahp, e a participação da comitiva de CIOs na HIMSS, por exemplo, mostram que a entidade está cada vez mais presente nos debates e nas soluções que moldam o futuro da tecnologia na saúde.
A nova CEO, ao lado de Vitor Ferreira e Alex Vieira – presidente e vice-presidente da entidade, respectivamente – tem o desafio de ampliar ainda mais esse impacto, impulsionando a digitalização do setor de modo a garantir que a inovação traga resultados concretos para a gestão hospitalar e a experiência do paciente.
Além disso, busca fortalecer a interlocução entre hospitais, operadoras e fornecedores de tecnologia, posicionando a Abcis como uma referência na transformação digital da saúde no Brasil.
“Nosso planejamento estratégico para os próximos dois anos é tornar a Abcis ainda mais forte e influente. Queremos ser reconhecidos por nossa contribuição para a modernização do setor, a melhoria da qualidade assistencial e a ampliação do acesso da população às soluções tecnológicas”, explica Poloni.
Com vasta experiência no setor de tecnologia e uma trajetória consolidada na área de saúde, nos últimos dez anos, Sônia Poloni representa um movimento estratégico da entidade para ampliar sua atuação e fortalecer o papel da tecnologia na gestão hospitalar e na eficiência operacional do setor. E também traz representatividade feminina para uma área ainda marcada, majoritariamente, por homens.
“Entendemos que não basta boa vontade, é preciso arregaçar as mangas para sair das boas intenções para o campo prático, e é isso que estamos fazendo”, destaca Poloni sobre assumir o cargo motivada pelo compromisso da nova diretoria e pelo impacto que a entidade pode gerar na modernização das instituições de saúde.
Entre as principais metas da nova gestão, estão a ampliação da capilaridade nacional da Abcis e o desenvolvimento de novas frentes de atuação. Poloni reforça a importância da inovação para gerar valor ao setor.
“Hoje, em qualquer área, é essencial estar atento às novas tecnologias, que podem representar diferenciais estratégicos. Na saúde, não deveria ser diferente. Assumo o compromisso público de garantir que a associação seja um recurso valioso para o ecossistema de saúde público e privado”.
A CEO também ressalta a necessidade de superar resistências e mudar o mindset sobre tecnologia na saúde.
“O setor ainda está atrasado em colher os benefícios da TI como uma aliada estratégica. É fundamental enxergar a tecnologia não como um custo, mas como um investimento que promove eficiência e melhores desfechos assistenciais”, pontua.
Uma das prioridades da nova gestão é fomentar a interoperabilidade e a jornada digital do paciente. Poloni elogia os avanços do setor público com a RNDS, mas ressalta que a saúde suplementar ainda precisa amadurecer sua abordagem sobre o tema.
“Enquanto os hospitais e operadoras não enxergarem os benefícios da interoperabilidade do ponto de vista de negócio, essa pauta não terá a prioridade que merece”, afirma.
A cibersegurança também é um dos focos estratégicos da Abcis. “Muitas instituições ainda não dão a devida atenção ao tema. Temos um grupo de trabalho, o Abcis Cyber, dedicado a disseminar conhecimento, apoiar na implementação de medidas de proteção e fomentar a colaboração entre os membros para fortalecer a segurança do setor”, explica Poloni.