A verdade é que startupeiros nada mais são do que legiões de inconformados com os problemas que encontram no dia a dia e que por conta disso decidem encarar tais desafios criando soluções escaláveis e com potencial de efetivamente balançar e mudar o mercado em que se encontram.
A resposta é não. Vamos ser sinceros, a maioria das startups falham (e falham feio), mas a maior parte das pessoas não gosta de admitir o fracasso não é mesmo? Empresas gigantes somem do dia para a noite enquanto outras crescem para abocanhar o espaço deixado por elas. Mas afinal por que isso acontece?
Empreender exige dinamismo, entender que não é o problema que se adaptará a sua solução, mas sim a sua solução que fará de tudo para se adequar ao problema.
E quando o problema é grande meus amigos, pode-se esperar tudo, menos que a mudança será fácil. Surgirão concorrentes incomodados com o que o está prestes a mudar (veja o caso do Uber), regulações, burocracias e leis (veja as operadores de telefonia chorando como crianças contra o WhatsApp) que até então eram deixadas de lado mas que renascem para barrar algo novo que venha a surgir, enfim, mudar nem que seja para melhor causará desconforto em muita gente…
As barreiras são gigantes, mas eis que surgem alguns loucos (ou também chamados startupeiros) que vão a luta contra esse conformismo e com muito jogo de cintura conseguem alcançar seus propósitos.
E de loucos passam a ser idolatrados, suas soluções passam a ser indispensáveis e todos começam a se perguntar, por que nunca pensei nisso antes?
Pense em Brian Acton e sua criação, o WhatsApp. Hoje a ideia parece genial, mas será que sempre foi assim? Será que quando contava sobre sua ideia, a resposta das pessoas não era:
Mas por que você quer fazer isso se já existe SMS, MSN e Facebook?
Com certeza na Saúde não será diferente. Onde existir problemas sempre haverá oportunidades e onde existem oportunidades sempre teremos Startups e seus loucos buscando soluções disruptivas.
Não podemos negar, o setor de Saúde precisa se reinventar, se não for hoje, será em breve, mas a mudança vai acontecer. Pacientes não se conformam em esperar tanto tempo para serem atendidos, Operadoras de Saúde se deparam com custos subindo e beneficiários indo embora, o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue mais realizar atendimentos de maneira humanizada e com qualidade, enfim, temos problemas graves que precisam ser resolvidos pelos loucos das Startups!
A oportunidade está em nossas mãos: temos os problemas e temos as tecnologias necessárias para mudarmos o mundo, basta desejarmos a mudança, buscarmos um propósito e sermos loucos para ir de encontro ao desconhecido e não desistirmos! E ai, vai encarar?