Hospital Santa Rita inova oferecendo óculos 3D em realidade virtual para pacientes em tratamento oncológico no ES
28/02/2025

A Afecc-Hospital Santa Rita, em Vitória, reconhecida pela excelência em oncologia, mais uma vez se destaca pela inovação ao integrar tecnologias de Realidade Virtual no tratamento de pacientes com câncer. Pioneira no Espírito Santo, essa iniciativa – que vai contemplar mais de 3 mil pessoas atendidas via SUS no Hospital – permite que os pacientes vivam uma experiência terapêutica imersiva utilizando óculos 3D, promovendo bem-estar e alívio durante o tratamento. Com isso, a instituição reafirma seu compromisso em oferecer um atendimento humanizado e tecnológico.

Os óculos 3D – o projeto ganhou o nome de Realidade Transformada – demonstram um impacto significativo na saúde mental e emocional de pacientes oncológicos. “A imersão em realidades virtuais pode reduzir níveis de estresse e ansiedade, aliviando também dores relacionadas ao tratamento. A distração proporcionada pelo ambiente virtual favorece a produção de endorfina, hormônio do bem-estar, que contribui para a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou o cirurgião oncológico e diretor clínico do Hospital Santa Rita, Luiz Augusto de Castro Fagundes.  

No Hospital, pacientes submetidos a quimioterapia e outros procedimentos invasivos relataram uma sensível diminuição da percepção de dor e desconforto ao utilizarem o equipamento. A tecnologia permite que eles “viajem” para cenários relaxantes, de aventuras, que conheçam países e visitem museus, promovendo um distanciamento psicológico do ambiente hospitalar e dos desafios do tratamento. 

São 19 opções de vídeos e a escolha do que será exibido fica a critério do paciente. “Inicialmente, vamos oferecer essa experiência para nossos pacientes que são atendidos via Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é, muito em breve, expandir para pacientes atendidos pelos Convênios e Particulares. Queremos proporcionar uma jornada agradável para aqueles que estão sob nossos cuidados, já que momentos assim refletem diretamente na adesão às terapias e na evolução clínica”, pontuou Luiz Augusto.

O dentista Gilberto Candido Alves Junior, 36 anos, iniciou o tratamento para um câncer no intestino e relatou sua experiência com os óculos durante sua primeira sessão de quimioterapia no Hospital Santa Rita. “Estou bem confiante. Os óculos são sensacionais! Estava aqui sentado para receber a medicação, mas, ao mesmo tempo, era como se estivesse na praia, curtindo um pôr do sol, vendo as pessoas caminhando na praia, a água batendo nos pés. Eu adorei! Os óculos proporcionam uma experiência humanizada, a gente até esquece de onde estamos, do tratamento em si e vamos para um lugar que gostamos”, enfatizou.

Sobre os vídeos – Fundada em 2011, a Agência Casa Mais, com unidades em São Paulo e em Portugal, foi a pioneira em Realidade Virtual no Brasil. Liderada por Fábio Costa, a empresa é a responsável pela criação de todos os vídeos que serão oferecidos aos pacientes do Hospital Santa Rita. “A ideia de trazer para os brasileiros a magia das experiências imersivas em Realidade Virtual surgiu a partir de uma viagem que fiz para a Austrália, onde conheci a tecnologia. Desde então, atuamos oferecendo projetos personalizados para nossos clientes, assim como fizemos para o Hospital Santa Rita”, contou Fábio.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP