O Hospital São Vicente de Paulo (RS), através das equipes de Cirurgia de Coluna (Ortopedia e Neurocirurgia) e em parceria com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), utilizou nesta semana, de forma inédita no norte do Rio Grande do Sul, o robô Mazor, da empresa Medtronic. O uso da tecnologia destinada para cirurgias de coluna vertebral representa um marco no HSVP, que investe constantemente em inovações a fim de evoluir e aperfeiçoar os tratamentos de saúde.
A primeira cirurgia foi realizada pelos médicos cirurgiões Dr. André Rafael Hubner e Dr. Ígor Ebert Cechin. O paciente, um homem de 32 anos, além de ter hérnia de disco, enfrentava um desgaste avançado da coluna lombar. “A artrodese lombar, cirurgia na qual o paciente foi submetido, tem a finalidade de reduzir dores e garantir a estabilidade da coluna por meio da fusão de duas ou mais vértebras, através da colocação de pinos/parafusos”, detalham os especialistas.
Com o Mazor, os cirurgiões conseguem realizar o planejamento cirúrgico de forma mais segura e assertiva. “Com o software do robô e exames de imagens do paciente, conseguimos realizar o planejamento de todas as ações que iremos executar durante a cirurgia, definindo com exatidão a posição dos parafusos na coluna. Essa previsibilidade nos dá muito mais segurança durante a realização do procedimento, fundamental para cirurgias de coluna”, explicam os médicos.
Em comparação com o método tradicional, o uso da plataforma robótica torna a cirurgia mais segura e menos agressiva, reduzindo o tempo de internação e a recuperação pós-operatória torna-se mais rápida. A tecnologia pode ser utilizada para o tratamento de demais doenças da coluna, como escoliose, fraturas, tumores, entre outras.
A Instituição sempre esteve na vanguarda das inovações, e ser o primeiro hospital do norte do Estado a utilizar o Robô Mazor para cirurgias de coluna reforça a qualificação da equipe na prestação de um serviço de excelência.