CNTBio aprova primeira vacina contra a dengue
Produto ainda espera aprovação da Anvisa para poder ser comercializado
13/10/2015

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio) deu ontem, dia 8, parecer favorável à vacina contra dengue do laboratório Sanofi-Pasteur. Isso significa que a segurança da parte industrial da vacina foi aprovada e seu manuseio não coloca ninguém em risco. O produto agora aguarda a concessão de registro por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estudos clínicos demonstraram que a vacina foi capaz de reduzir em 60,8% o número de casos de dengue em um estudo que envolveu quase 21 mil crianças e adolescentes da América Latina e Caribe, inclusive do Brasil. Em outro estudo, feito com mais de 10 mil voluntários da Ásia, a vacina conseguiu reduzir em 56% o número de casos da doença.

Outro estudo, feito a partir de uma análise combinada dos testes clínicos na Ásia e na América Latina, concluiu que a vacina é mais eficaz a partir dos 9 anos de idade. A partir dessa faixa etária, a vacina é capaz de proteger 66% dos indivíduos contra a dengue.

Essa notícia é particularmente positiva quando se anuncia que, por conta do El Niño e do aquecimento global, o próximo verão será um dos mais quentes já registrados até hoje, com temperaturas até quatro graus Celsius acima da média.

De acordo com estudos, a dengue gera cerca de 390 milhões de infecções anualmente, no mundo. No Brasil, somente em agosto deste ano, foram 1.416.179 casos, quase atingindo o número de incidência de todo 2013, que foi de 1.452.489.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP