O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) acaba de assegurar pela sexta vez consecutiva a renomada certificação internacional da Joint Commission International (JCI), a mais tradicional agência certificadora da qualidade de serviços de saúde do mundo. O HSVP teve analisados os processos assistenciais e administrativos e comprovou que mantém com excelência as exigências do Manual de Padrões da JCI para Hospitais. A diretora geral do HSVP, Irmã Maria Aparecida Cirico Maciel, afirma que essa cultura de segurança foi um compromisso da Alta Gestão do Hospital e absorvida de forma contínua por toda equipe desde 2008, quando o HSVP foi a segunda unidade privada hospitalar do Rio de Janeiro a receber o selo dourado da JCI. “O paciente sempre esteve no centro do cuidado. Conquistar essa certificação mais uma vez é uma confirmação do quanto nossas equipes estão amadurecidas, comprometidas e preparadas para prestar a melhor assistência aos pacientes. Desde o atendimento inicial até os atendimentos mais complexos, todos os profissionais demonstram excelência e zelo, sob as bases do nosso Carisma Vicentino”, destaca.
Para o diretor-executivo do hospital, Rogério Bartkevicius, a renovação do selo é o reconhecimento da jornada da instituição em busca de melhorar cada vez mais os índices de qualidade e segurança ao longo das décadas. “Isso significa que as melhorias não apenas são implementadas, mas também sustentadas. A acreditação JCI coloca o HSVP ao lado dos melhores hospitais do mundo no que diz respeito ao cumprimento de processos e, desta forma, reafirmamos nosso compromisso de qualidade não só com os nossos clientes, mas também com as nossas equipes. Contamos com tecnologia de última geração e a atuação de profissionais altamente qualificados, o que permite uma abordagem integral, completando o ciclo diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde de forma segura e com qualidade”, salienta.
A diretora técnica do hospital, a médica Karina Tenan, frisa que a renovação da acreditação é um estímulo para que o hospital siga aprimorando seus padrões. “Esse reconhecimento evidencia a cultura da qualidade no HSVP, construída sobre bases sólidas, como a melhoria contínua e o viés educacional. Buscamos incansavelmente o aprimoramento dos processos e práticas que garantem um atendimento eficaz e de alta qualidade, focados em padrões bem como nas metas internacionais de segurança com monitoramento constante de indicadores. Aproveito para parabenizar todo o corpo clínico e nossa equipe multidisciplinar pelo desempenho que tangibiliza a integração das equipes no cuidado ao paciente”, declara.
De acordo com o coordenador da Qualidade do HSVP, Vanderlei Timbó, o cuidado humanizado, o comprometimento e a adesão das equipes às melhores práticas assistenciais foram alguns dos principais pontos fortes do hospital, na visão dos avaliadores da JCI. “Também tiveram destaque os investimentos em tecnologias e equipamentos para diagnósticos e tratamentos, em especial procedimentos cirúrgicos, a robustez da infraestrutura de apoio ao funcionamento do hospital, os controles de segurança do gerenciamento de medicamentos e materiais de uso hospitalar. Contudo, o grau da percepção positiva da experiência do paciente foi o que mais nos trouxe a certeza que o HSVP está no caminho certo, afinal, o paciente é o pilar que justifica a missão do Hospital São Vicente de Paulo”, afirma.
Cultura da Qualidade
A estruturação desta cultura de qualidade é fruto de um trabalho compartilhado com a direção sob a gestão da Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, e as lideranças do hospital. Neste sentido, são promovidas ações de educação permanente de caráter institucional, auditorias internas para monitorar a conformidade dos processos, campanhas de adesão ao programa da qualidade, que é sistematizado de forma a abranger toda a organização, integração entre os departamentos e valorização da produção e disseminação do conhecimento em forma de seminários, sessões clínicas e participação em eventos internos e externos.
Timbó destaca que existe um conjunto de ações que dão suporte à acreditação, mas que nem sempre são perceptíveis aos pacientes. “É um trabalho que ocorre nos bastidores: a manutenção de uso seguro de equipamentos médicos, a segurança de infraestrutura física de instalações com implantação contínua de melhorias, e o rigoroso controle de toda cadeia de suprimentos desde sua origem até a sua utilização, como por exemplo, os medicamentos e dispositivos de uso médico de primeira linha. Contamos com um programa de Tecnologia da Informação e Inovação que mantém todas as atividades do hospital, além de planos de segurança para continuidade das operações e planejamento de melhorias estratégicas para manutenção da conformidade”, cita.
Com essa renovação, o HSVP potencializa o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a segurança: o cuidado humanizado e o bem-estar de cada paciente. O HSVP conquistou pela primeira vez a acreditação internacional da JCI em 2008 e renovou o selo em 2012, 2015, 2018, 2021 e agora em 2024.