Hospital Mãe de Deus inova no uso de robótica para colocação de prótese de joelho
05/12/2024

Sempre buscando as mais inovadoras soluções em tecnologia para seus pacientes, o Hospital Mãe de Deus tem avançado passos importantes em cirurgia robótica em 2024. Em 4 de novembro, realizou sua primeira cirurgia para artroplastia total do joelho utilizando o robô CORI, da Smith+Nephew. O Hospital Mãe de Deus está entre os poucos da América Latina a oferecer essa tecnologia, que é uma das mais atuais para procedimentos ortopédicos no mercado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a artrose, doença inflamatória que causa a degeneração dos tecidos que revestem a cartilagem dos ossos, é uma das doenças mais comuns do mundo, acometendo de 70% a 80% das pessoas com mais de 65 anos.

Também vemos hoje um aumento da longevidade, principalmente no Rio Grande do Sul. Com isso, nas próximas décadas, espera-se que maior deva ser a prevalência de problemas no joelho. 

“São pessoas que vivem mais tempo, mas que querem manter sua qualidade de vida, com mobilidade para suas atividades e pouca dor. O uso da robótica na colocação ou na troca de prótese do joelho vem para trazer mais vantagens tanto para o paciente quanto para o cirurgião, em termos da precisão que oferece no procedimento. Com mais segurança na inserção, mais rápida é a recuperação e menor é a chance de o paciente sofrer com dores futuras”, explica o coordenador da Ortopedia e Traumatologia no Hospital Mãe de Deus, Marcos Paulo de Souza.

Outras vantagens incluem maior durabilidade, menos tempo de internação e menor chance de rejeição do material. 

A cirurgia do primeiro paciente no Hospital Mãe de Deus, uma artroplastia de joelho total em razão de artrose, foi um sucesso. 

Como funciona o robô CORI

Uma câmera é fixada na articulação e sensores são colocados no joelho. Controlado pelo cirurgião, o robô CORI de segunda geração oferece um mapeamento inteligente e em tempo real, transmitindo para um monitor a tomada exata de medidas da área que deve ser operada. 

O osso é cortado por fresa, e não por lâmina de serra, o que traz mais precisão e redução no tempo do corte. 

Robótica no Hospital Mãe de Deus

Em sua retomada após a enchente de maio no Rio Grande do Sul, o Hospital Mãe de Deus reforça o seu DNA de oferecer as melhores soluções em saúde, aliadas ao que há de mais inovador em tecnologia. Em 2024, isso tem sido expresso por meio do avanço no uso de robótica em seus procedimentos. Em julho, foi realizada a primeira cirurgia de coluna vertebral com robô Mazor da Região Sul. 

Sobre o Hospital Mãe de Deus

Há 45 anos, o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, oferece soluções completas em saúde, diagnóstico e tratamento, com foco em atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso. Excelência, proximidade e cuidado com o paciente e a constante modernização dos serviços são as diretrizes da instituição.

Referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade, o Hospital Mãe de Deus é acreditado pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo, e, em 2024, ficou entre os 10 melhores hospitais do Brasil no World’s Best Hospitals, ranking da revista Newsweek.

É mantido pela instituição filantrópica Associação Educadora São Carlos (AESC), da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Realiza atendimentos essencialmente privados ou por meio de planos de saúde, revertendo sua contrapartida filantrópica por meio de atendimentos SUS em suas unidades Hospital Santa Ana (Porto Alegre) e Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa), bem como quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Porto Alegre) – o que representa 70% do atendimento desta linha de cuidado da cidade. A AESC também conta com escolas no interior do RS e um Centro de Atendimento ao Migrante, na Serra.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP