O Hospital-Dia da Rede Vila Verde, um dos maiores do país com mais de 400 beneficiários, foi o primeiro hospital do segmento a ser reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A instituição faz parte do ViV Saúde Mental e Emocional – grupo de saúde mental. O Hospital Internação da Vila Verde também possui a acreditação.
O processo de acreditação da ONA é um método de certificação da qualidade dos serviços de saúde no Brasil. A organização avalia as instituições em diferentes níveis, com foco na segurança do paciente, na qualidade da gestão e na excelência dos serviços prestados. Além disso, incentiva a adoção de uma cultura de melhoria contínua, revisão de protocolos e busca de inovações.
“Esse processo busca garantir que as instituições mantenham um padrão elevado de atendimento, promovendo a segurança do paciente e a eficiência operacional”, explica Deborah Ferreira, gerente de qualidade da ViV.
Segundo Deborah, os setores de qualidade assistencial e operacional trabalham juntos e desempenham um papel crucial para garantir que os serviços prestados estejam alinhados com os mais altos padrões de qualidade e segurança. Ela destaca que essa junção é capaz de garantir as melhores práticas assistenciais, contribuindo com a excelência operacional.
“Buscamos atuar com o conceito das melhores práticas assistenciais em saúde mental, promovendo o cuidado integral, humanizado e centrado no paciente, além de garantir a segurança e a eficácia dos tratamentos. Essas práticas são baseadas em evidências científicas, diretrizes atuais e abordagens multidisciplinares”, afirma.
Para Gabriela Ladeira, diretora técnica da Vila Verde, a certificação representa mais do que uma conquista institucional, é a validação de anos de dedicação, esforço e compromisso com o cuidado centrado em nossos pacientes e de suas famílias.
“Em um setor historicamente marcado pelo estigma e pela incompreensão, esta certificação é um marco pioneiro, reafirmando a nossa missão de oferecer cuidados humanizados, seguros e de altíssima qualidade”, explica Gabriela.
O Hospital-Dia é um regime de assistência multidisciplinar que oferece consultas e terapias, com permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas. A unidade HD da Vila Verde conta com recursos tecnológicos efetivos e inovadores para entender a jornada do paciente na unidade, alterando a grade de atividades e o seu plano terapêutico de acordo com as informações coletadas no prontuário eletrônico