O Fleury Medicina e Saúde lançou o Fleury Endometriose, um centro especializado no diagnóstico avançado da doença e no suporte ao tratamento multidisciplinar. Voltado para atender às necessidades de mulheres com endometriose, o espaço oferece soluções integradas que incluem manejo da dor crônica, tratamento da constipação, fisioterapia, suporte nutricional e psicológico, com uma equipe altamente qualificada.
A iniciativa reforça o compromisso do Grupo Fleury em contribuir para o ecossistema de saúde e atender às demandas de uma condição que afeta cerca de 190 milhões de mulheres no mundo — incluindo 7 milhões no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número pode ser subestimado devido às dificuldades no diagnóstico, que frequentemente enfrenta um atraso de 7 a 12 anos.
“Cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva [15 a 49 anos] têm endometriose. Dessas, aproximadamente 50% sofrem de dor pélvica crônica e 40% enfrentam infertilidade. Diagnósticos precoces podem melhorar desfechos clínicos, impactar positivamente a fertilidade e proporcionar bem-estar físico e emocional”, destaca Dra. Angela H. Motoyama Caiado, head de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Grupo Fleury.
O Fleury Endometriose foi projetado para transformar a jornada da paciente com endometriose, combinando tecnologia avançada e um ambiente humanizado. “Criamos um espaço que promove a integração entre nossa equipe e médicos externos, o que é fundamental para aumentar as chances de sucesso dos tratamentos e melhorar a qualidade de vida das pacientes”, explica a Dra. Angela.
O centro aposta em métodos modernos, como ultrassonografia para mapeamento da endometriose e ressonância magnética do abdome e da pelve, considerados o novo padrão ouro para diagnóstico, segundo o consenso europeu de 2022. Esses exames, realizados em suítes exclusivas, oferecem conforto e privacidade às pacientes.
Além disso, o Fleury Endometriose oferece:
Diagnóstico avançado por imagem: exames com inteligência artificial para maior precisão e rapidez, além de histeroscopia diagnóstica e terapêutica.
Tratamento multidisciplinar: equipes de nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e especialistas em dor crônica para um cuidado completo e individualizado.
Laudos integrados: análise detalhada e personalizada para facilitar o planejamento do tratamento.
Atendimento humanizado: espaço dedicado à mulher, com foco no acolhimento e na qualidade do atendimento.
A endometriose movimenta R$ 2,7 bilhões no setor privado de saúde no Brasil, sendo R$ 1,1 bilhão em exames. No Grupo Fleury, quase metade das mulheres com suspeita da doença têm entre 35 e 45 anos, embora convivam com os sintomas há anos.
Com essa inauguração, o Grupo Fleury fortalece sua contribuição para o diagnóstico precoce e o cuidado humanizado das mulheres.