Entidades da saúde promovem seminário sobre impacto ambiental do setor, em Belém
14/11/2024

Anahp, CNSaúde e o Hospital Porto Dias promovem evento para discutir e buscar ações efetivas para a enfrentar a crise climática

Antecipando a COP 30, 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece em novembro de 2025, a cidade de Belém, no Pará, será sede do seminário “Impactos das questões climáticas na saúde e o papel dos hospitais”. Promovido em conjunto pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e pelo Hospital Porto Dias (HPD), no dia 6 de junho do próximo ano, o evento acontecerá no Instituto de Pesquisa do hospital e terá transmissão on-line.

Lideranças da área da saúde, acadêmicos, instituições que são referência quando se trata de sustentabilidade, além de autoridades brasileiras, irão debater temas como: as potencialidades do Sistema de Saúde Brasileiro frente à emergência climática; reação a eventos extremos, bem como os desafios e os aprendizados; percepção do setor sobre os impactos ambientais na saúde e suas responsabilidades; o papel dos gestores de saúde na mitigação destas questões; as estratégias práticas para amenizar os danos; entre outros.

“A COP 30 representa um marco histórico para o Brasil e para o mundo. A Amazônia, nosso maior tesouro natural, será o palco de um diálogo global sobre o futuro do planeta. E neste contexto, a saúde e o meio ambiente se entrelaçam de forma indissociável. Esse evento precisa ser um fórum para fortalecer a conexão entre saúde e meio ambiente. Precisamos investir em sistemas de saúde resilientes, promover a adaptação às mudanças climáticas e fortalecer a proteção de nossos ecossistemas”, afirma o presidente da CNSaúde, Breno Monteiro.

“Os hospitais são um componente-chave de uma cadeia de serviços que permeia uma sociedade em evolução, mais produtiva, com maior expectativa de vida e renda per capita. Geram muitos empregos e são importantes fatores para atração de investimentos. Nesse contexto, é imprescindível a adoção de uma agenda de sustentabilidade ambiental pelos hospitais, corroborando suas atuações como promotores de uma população saudável e com bem-estar. Estamos muito felizes em promover esse evento com Anahp e CNSaúde em nossa instituição, reunindo vozes ativas e importantes tomadores de decisão dos setores público e privado”, destaca Diogo Dias, presidente do Conselho de Administração do Hospital Porto Dias.

“O setor da saúde, essencial para o bem-estar humano, também deve se responsabilizar pelo equilíbrio ambiental. A saúde das pessoas está diretamente conectada ao meio ambiente em que vivem, e hoje, mais do que nunca, torna-se urgente a busca por práticas sustentáveis diante das mudanças climáticas e eventos extremos que já temos observados, como os que ocorreram no Rio Grande do Sul e em diversas regiões do mundo. A responsabilidade por soluções efetivas deve ser compartilhada, incluindo aqueles que atuam, direta ou indiretamente, no setor”, enfatiza Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp. Ele reforça que, com os olhos do mundo voltados para o Brasil, um evento deste porte, no ano da COP 30, oferece uma oportunidade única para ampliar o debate, mitigar os danos causados pela ação humana e promover alternativas que reduzam os impactos ambientais.

O evento promoverá um rico intercâmbio de experiências entre instituições de saúde nacionais e internacionais, estimulando uma cooperação sólida entre os setores público e privado em busca de soluções inovadoras e sustentáveis. A iniciativa visa também contribuir para uma agenda positiva voltada à sustentabilidade hospitalar e culminará na elaboração de uma carta aberta, reafirmando o compromisso das instituições com a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP