O estado de Santa Catarina vai receber, nos dias 24 e 25 de julho de 2025, o principal evento de promoção de conteúdos e conexões do setor hospitalar do país. A 15a Convenção Brasileira de Hospitais (15a CBH), realizada pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) em parceria com as suas associadas, promete reunir, na cidade de Florianópolis, os principais nomes do setor, entre gestores, lideranças políticas e institucionais, além de empresas líderes em tecnologia e inovação em serviços de saúde, para debater temas como qualificação, gestão de custos, sustentabilidade e políticas públicas para a saúde, entre outros.
A estimativa da FBH, da Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e da Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC), parcerias e promotoras do evento, é receber cerca de 2.000 congressistas durante os dois dias de evento.
Na edição deste ano, a Convenção Brasileira de Hospitais propõe como tema central dos debates “A jornada pela qualificação da rede hospitalar brasileira”, com palestras e discussões voltadas à importância da educação permanente e da acreditação dos serviços para evolução da assistência de média e alta complexidades no país.
“Queremos levar para região sul o que há de mais atual nos debates sobre o aprimoramento do setor saúde, proporcionando um ambiente favorável para troca de saberes, experiências e promoção de negócios. Esperamos que esta convenção possa abrir as portas da região para importantes negócios que já são referência em estabelecimentos da região sudeste do país, por exemplo”, frisa o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato.
A programação do evento prevê a oferta de cursos, palestras, mesas de debates, além de um espaço estratégico para exposição de marcas, equipamentos e serviços hospitalares.
De acordo com o presidente da AHESC, Maurício Souto Maior, a expectativa é que a 15ª CBH fomente novos relacionamentos, alianças e oportunidades entre diferentes players do setor, com o objetivo de gerar melhorias para que os hospitais continuem evoluindo e oferecendo o melhor para seus colaboradores e pacientes.
“Além da qualificação, outro tema importante que pretendemos avançar na 15a CBH diz respeito à questão da sustentabilidade econômica e financeira das instituições de saúde no país. Em nosso estado, dos 235 hospitais existentes na rede privada, 146 são filantrópicos, com um grande volume de atendimentos prestados pelo SUS. Portanto, precisamos discutir a importância estratégica desses estabelecimentos para a própria sustentabilidade do sistema de saúde nacional”, destaca Maurício Souto Maior.
A presidente da FHESC, Irmã Neusa Lúcio Luiz, também destaca os legados que o evento deixará para os estabelecimentos de Santa Catarina. “É com grande satisfação que a FHESC soma forças com a FBH e a AHESC para trazer este evento de tamanha importância ao nosso estado. Estamos unidos por um propósito comum: ampliar e fortalecer a qualificação da nossa rede hospitalar, buscando soluções que façam a diferença no dia a dia das instituições de saúde de todo o país. Acreditamos que este evento será um marco para o setor, por proporcionar debates enriquecedores e novas parcerias para o avanço da saúde. Estamos ansiosos por essa oportunidade de aprendizado e transformação”, frisou.
Expectativas
Para gestores e técnicos que atuam na linha de frente da gestão hospitalar, são grandes as expectativas com a realização do evento. O diretor administrativo do Hospital Hélio Anjo Ortiz, no município de Curitibanos (SC), Antônio Marcos, destaca que a convenção além de proporcionar momentos de conteúdo e troca de conhecimentos, também possibilita a interação entre atores de diferentes partes do país que compartilham das mesmas dificuldades operacionais à frente dos serviços hospitalares.
“O nosso hospital é filantrópico, de médio porte, com 160 leitos, está localizado no interior e destina 90% dos seus atendimentos ao SUS. Portanto, é uma unidade que tem um perfil que se assemelha à maioria dos estabelecimentos do país, que também estão fora dos grandes centros urbanos e que são essenciais para a assistência hospitalar da população mais carente. Queremos mostrar como temos conseguido avançar em algumas áreas importantes, como também compreender como algumas experiências que vêm dando certo pelo Brasil podem servir de referência para nós aqui também”, salienta Antônio Marcos.
Serviço
15ª Convenção Brasileira de Hospitais
Quando: 24 e 25 de julho de 2025
Onde: Florianópolis (SC)
Mais informações e inscrições aqui.