O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) firmaram acordo de cooperação para que o complexo hospitalar passe a integrar o sistema de indicadores da Associação que permite a comparação com dados de mais de 190 hospitais do Brasil já inseridos na plataforma. O acesso a essas informações possibilitará aos nove institutos do HCFMUSP a elaboração de estratégias para melhorar a qualidade de atendimento aos pacientes e promover maior sustentabilidade dos recursos.
Com a parceria, o HCFMUSP passará a fornecer informações sobre diversos aspectos do atendimento hospitalar, como a média de permanência dos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), taxa de conversão de atendimentos de emergência em internações, entre outros. Esses dados ficarão disponíveis na plataforma que dará uma visibilidade da posição do complexo, e de seus nove institutos, em comparação a uma média dos demais hospitais associados (sem identificá-los). Inicialmente, serão 30 indicadores a serem compartilhados, podendo chegar a 265, de acordo com o processo de estruturação e treinamento das equipes.
“Para o HCFMUSP, essa oportunidade agrega valor ao oferecer comparações detalhadas sobre o desempenho operacional dos institutos e dos serviços de saúde. Com esses dados, é possível direcionar ações de governança e otimizar o uso de recursos, buscando aprimorar o sistema de saúde e seus atores. Nossa visão para o futuro é transformar a saúde pública por meio da expansão de dados, informação e saúde digital, fortalecendo a rede de cuidados e contribuindo para políticas inovadoras, com responsabilidade social”, afirma o superintendente do HCFMUSP, Antonio José Rodrigues Pereira.
“A Anahp existe para defender e promover qualidade nos hospitais. E isto não pode se limitar as instituições privadas. Colaborar com o setor público e apoiar hospitais mantidos pelos governos faz parte da nossa missão. Por isso já firmamos várias parcerias incluindo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e com o Ministério da Saúde, focados aqui em hospitais federais. Atualmente contamos com 37 unidades públicas no sistema; e neste momento, ter uma instituição do porte e atuação como a do HCFMUSP será muito enriquecedor no que tange a informação sobre o cenário da saúde no Brasil, já que se trata de um complexo hospitalar que atende pacientes de todo o país”, reforça Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp.
Sistema de Indicadores Hospitalares da Anahp
O Sistema de Indicadores Hospitalares da Anahp, criado há 17 anos, é pioneiro no setor. Atualmente, conta com 265 indicadores distribuídos em 4 áreas: dados assistenciais, de gestão de pessoas, econômico-financeiros e de sustentabilidade. Com acesso fechado e exclusivo, cada hospital obtém relatórios individuais, podendo fazer segmentações por porte, unidade federativa/região, número de leitos, entre outras categorias. Por meio dos dados inseridos, a ferramenta mostra qual a posição da instituição em relação aos demais hospitais e com características estruturais similares, possibilitando assim uma análise mais aprimorada de sua eficiência e desempenho.
A fim de contribuir para a evolução da qualidade do sistema de saúde brasileiro, há 15 anos a Associação compartilha o benchmark dos indicadores coletados no sistema, de forma consolidada, por meio do Observatório Anahp – publicação anual que é referência no setor. A entidade também disponibiliza alguns dos dados do sistema que podem ser acessados em tempo real e de forma pública, por meio desta página.
As instituições comprometidas com a qualidade do cuidado e gestão eficiente são uma fonte rica de informações que, quando utilizadas de forma estratégica, ganham potencial norteador para tendências e melhoria contínua.