A governança corporativa compreende um conjunto de práticas e diretrizes pela gestão eficaz e responsável de uma organização. Ela é peça fundamental para assegurar que as empresas atuem de forma ética, transparente e em conformidade com as leis e regulamentos vigentes. Quando implementada de forma técnica e livre de interferências ou interesses questionáveis, a governança não apenas promove a integridade, mas também proporciona resultados tangíveis e duradouros.
Na área da saúde, a governança corporativa também desempenha um papel vital. Um exemplo notável é a parceria entre a Unimed Grande Florianópolis e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Através de um termo de cooperação, a parceria prevê a implantação do Cuidado Integrado e a gestão do Hospital Unimed.
Essa colaboração é um marco histórico, sendo a primeira vez que uma das mais de 300 Unimeds no Brasil se une ao Einstein para administrar suas próprias unidades.
“O que fez determinar a assinatura do termo de cooperação, fruto de dois anos de tratativas, foi o histórico de cuidado e de prestação de saúde já estabelecido pelo Hospital Unimed. E isso inclui a gestão técnica, que se refere a práticas e a decisões com base em evidências, análises quantitativas e qualitativas, além do conhecimento especializado”, explica Richard Oliveira, CEO da Unimed Grande Florianópolis.
Segundo o executivo, esse contexto foi fundamental para solidificar a cooperação, promovendo a transparência e a sinergia de valores entre as duas organizações. “Sentimo-nos honrados por esse importante passo. Certamente, uma clarividência de decisão muito bem tomada, com as melhores circunstâncias e esforços”, ressalta.
Qualidade e segurança na jornada do paciente
Falar sobre a segurança do paciente é falar sobre pessoas e cuidado. Com o início da cooperação, os protocolos estabelecidos pelo Hospital Israelita Albert Einstein, reconhecido como o 28º melhor hospital do mundo e o primeiro da América Latina no ranking World’s Best Hospitals 2024 da revista Newsweek, começam a ser implementados no Hospital Unimed Grande Florianópolis.
O modelo é baseado no uso eficiente de recursos assistenciais e na análise de dados de saúde populacional para planejar ações de medicina preventiva. “O cuidado integrado é uma importante linha de atuação e o tema em comum que uniu as duas organizações”, explica Gabriel Gustavo Longo, superintendente da cooperativa médica.
Em outras palavras, isso significa que as linhas de tratamento das doenças passam a ser complementadas por ações planejadas e integradas de medicina preventiva e de acompanhamento de doenças crônicas, seguindo práticas já estabelecidas em países com os melhores índices de saúde no mundo.
“Isso também reforça o quanto a Unimed Grande Florianópolis está atenta aos debates sobre a saúde mundial e na vanguarda para esse tema em Santa Catarina”, completa o médico Amilton Carniel Guimarães, vice-presidente da cooperativa.
O termo de cooperação assinado entre as duas organizações estabelece, também, a disseminação de boas práticas com base em protocolos assistenciais e evidências científicas. O treinamento contínuo do corpo clínico e dos colaboradores do Hospital Unimed, a gestão de toda a operação, como controle de fluxos, processos e compartilhamento de experiências na assistência à saúde, também fazem parte da colaboração.
“Além de ser o primeiro hospital na região Sul, nossa cooperativa médica é pioneira entre as Unimeds ao oferecer o padrão Einstein de excelência na assistência à saúde” – Jalmir Rogério Aust, Presidente da Unimed Grande Florianópolis
Protocolo para opioides no pronto atendimento
A qualidade e a segurança do paciente sempre foram tratadas com responsabilidade no Hospital Unimed, razão pela qual selos e acreditações foram conquistados ao longo de sua jornada.
A partir da análise dos dados de atendimentos, foi identificada a utilização recorrente de medicamentos derivados de opioides em pacientes que procuravam o serviço de pronto atendimento com queixas de dores crônicas. A aplicação frequente dessas medicações apresenta risco elevado de efeitos adversos ou dependência química, o que motivou a criação de um protocolo específico de atendimento.
O protocolo consiste em fluxos padronizados de avaliação e tratamento de pacientes com dores crônicas. Ele também identifica o risco envolvido no uso de opioides. Sempre que necessário, os pacientes são encaminhados a um prestador parceiro especializado no manejo crônico dessas medicações, seja através do pronto atendimento (24h), do tratamento ambulatorial ou da internação hospitalar. O Hospital Unimed é o primeiro de sua região a adotar essa abordagem especializada, por meio de protocolo específico e multidisciplinar, criado em alinhamento com o Conselho Regional de Medicina e o Ministério Público de Santa Catarina.
Estrutura com Centro de Infusão
Em agosto, a Unimed Grande Florianópolis completou 53 anos e o Hospital Unimed chegou a uma década de cuidado. Além do pronto atendimento para casos de urgência e emergência 24h, soma-se aos serviços o Centro de Infusão UGF. A equipe formada é multidisciplinar e a estrutura é uma das únicas na Grande Florianópolis com box de infusão individualizado e espaço para acompanhante, com foco em tratamentos personalizados de alta complexidade, contemplando medicamentos de alto custo.
Os serviços e a estrutura do Hospital Unimed compreendem, ainda, leitos de UTI adulto e infantil, o serviço cardiológico UGF Cárdio e o avançado Centro de Diagnóstico de Imagem, tornando-o uma das principais referências para atendimento de alta complexidade do estado catarinense.