O Grupo Fleury, por meio da sua marca Hermes Pardini em Minas Gerais (MG), integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Neurotecnologia Responsável (INCT-NeuroTec-R). Trata-se de uma rede científica que direciona seus esforços para estudos relacionados ao cérebro e ao desenvolvimento responsável de soluções tecnológicas que contribuam para a melhoria da saúde pública, especialmente no campo das neurociências. O Hermes Pardini se une a rede para contribuir com estudos de exames de imagem sobre impactos neuropsiquiátricos da covid-19 e participará de projeto que combina neurorradiologia e inteligência artificial aplicada à ressonância magnética. Um artigo sobre o tema, foi publicado na Nature, em junho de 2022.
“A integração do Grupo Fleury, por meio do Hermes Pardini, ao INCT-NeuroTec-R é um passo estratégico que nos coloca na vanguarda das pesquisas em neurotecnologia, nos permitindo contribuir de maneira efetiva para a criação de novas ferramentas diagnósticas e terapêuticas que beneficiarão a sociedade como um todo”, afirma Luciana Costa-Silva, radiologista e coordenadora de Educação Médica do Grupo Fleury em Minas Gerais.
Sediada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o INCT-NeuroTec-R reúne pesquisadores de várias regiões do Brasil e de outros países e conduz uma série de projetos de pesquisas que incluem avaliação clínica de pacientes com transtornos mentais, doenças neurológicas e recuperados da covid-19. A rede também investiga biomarcadores por meio de coleta de amostras de sangue, urina ou líquido cefalorraquidiano para análise genética e neuroinflamatória. Além de estudos focados em neuromodulação com técnicas não-invasivas; bem como avaliação cognitiva e comportamental, com a realização de testes neuropsicológicos e entrevistas para avaliar memória, linguagem, atenção, funções executivas e cognição social. O portfólio de pesquisa abrange também a análise de dados por meio de estatística descritiva e de dedução, técnicas psicométricas e de inteligência artificial para avaliação quantitativa e qualitativa dos resultados.
“Com esta colaboração, o Grupo Fleury reafirma sua missão de promover a saúde por meio da inovação, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que impactam positivamente a vida das pessoas”, declara Daniella Bahia, diretora Médica e responsável pela área de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Fleury.
Cooperação internacional
Fazem parte da rede INCT-NeuroTec-R instituições como Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (IRR-Fiocruz), Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (SCMBH), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii-FarmaVax).
Esta cooperação científica também conta com a participação dos seguintes parceiros no exterior: Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociências (Índia), Universidade Nacional Australiana (Austrália), Hatree Darestbury e Addhere Technologies (Reino Unido).