De acordo com o médico urologista e coordenador do Programa de Robótica da Unimed Chapecó, Dr. Paulo Caldas,a cirurgia robótica está em franca expansão em todo o país e com um movimento de interiorização na região sul. “Para termos uma ideia, até 2019 tínhamos apenas três plataformas robóticas no sul do Brasil, hoje já estamos indo para quase 30. Então, em apenas cinco anos, é um crescimento de quase 10 vezes”, analisa.
O intuito do evento é de fomentar, instigar e provocar a comunidade médico-cirúrgica para compreender o momento presente e pensar no futuro da cirurgia robótica em Chapecó. A programação envolve atividades práticas com simuladores e atualização de conhecimentos para que os participantes compreendam as aplicabilidades da cirurgia robótica nas mais diversas especialidades. Como exemplo, Dr. Paulo, cita a urologia, ginecologia, oncologia, coloproctologia, geral, pediatria, torácica e plástica.
Nesta quarta-feira (23) a ênfase será a “Implantação de um programa robótico: importância institucional e como otimizar os resultados”. O médico cirurgião geral, especialista em cirurgia minimamente invasiva, cirurgia robótica e cirurgia da parede abdominal, Dr. Pedro Trauczynski (Blumenau-SC), explanará sobre tratamento de defeitos da parede abdominal e aplicabilidades em cirurgia geral e CAD.
“O treinamento urológico em cirurgia robótica e impacto nos resultados cirúrgicos”, será conduzido pelo médico urologista Dr. Arnaldo Fazoli (São Paulo), especialista em próstata, rim e bexiga e coordenador do Curso de Cirurgia Robótica do Hospital Nove de Julho.
A temática do “Papel do auxiliar na cirurgia robótica” será abordada pelo médico urologista Dr. Thyago Vieira (São Paulo), especialista em cirurgia robótica, que atua como preceptor em Uro-Oncologia no Hospital Santa Marcelina e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
“Nefrectomia parcial: como melhorar os resultados e o papel da cirurgia robótica” será o assunto trabalhado pelo médico urologista e coordenador do Programa de Robótica da Unimed Chapecó, Dr. Paulo Caldas.
Para finalizar a programação, haverá uma discussão entre os experts sobre prostatectomia radical robô assistida: aspectos técnicos importantes e cirurgia comentada.