De IA a sistemas integrados: o papel da tecnologia no universo das operadoras
17/10/2024

As operadoras e seguradoras de saúde, atendendo cerca de 51 milhões de beneficiários no Sistema Nacional de Saúde, enfrentam desafios significativos em um ecossistema complexo. Com profissionais de formações diversas atuando em diferentes campos, a necessidade de investir em inovação e em estratégias de gestão robustas é essencial para superar adversidades e assegurar a sustentabilidade e a qualidade dos serviços. Contudo, esses investimentos são, por vezes, vistos como custos adicionais, sem percepção clara de valor.

Segundo Murilo Fernandes, CEO da Salux Technology, uma das grandes barreiras é a acessibilidade e a dificuldade de aplicação prática das tecnologias, muitas vezes devido aos custos elevados ou à distância entre o que é oferecido e a realidade cotidiana das instituições de saúde.
 

A complexidade de implementação e a infraestrutura inadequada também são obstáculos, tornando essas tecnologias mais conceitos teóricos do que ferramentas úteis no dia a dia de profissionais e gestores.

Nesse contexto, a Salux busca transformar a realidade com seu ecossistema de tecnologias e serviços. Sua solução integrada de gestão de saúde automatiza mais de 85% das operações, conectando operadoras, recursos próprios, provedores de serviços e pacientes, eliminando ineficiências, melhorando a gestão de fluxo de caixa e prevenindo glosas.

Tecnologias avançadas, como inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial, estão disponíveis de maneira nativa no HIS da Salux. Fernandes enfatiza que essas funcionalidades não só aderem à realidade das operações como também beneficiam todos os envolvidos. O reconhecimento por voz de dados estruturados permite criar padrões detalhados no preenchimento de prontuários, garantindo a disponibilidade de informações críticas, o que é fundamental para reduzir glosas, além de suportar a medicina baseada em evidências e a gestão populacional dos beneficiários.

 

A IA também está sendo aplicada para apoiar decisões clínicas, emitindo alertas durante a prescrição de medicamentos para alinhá-las às condições clínicas de cada paciente. Isso orienta uma conduta mais segura, prevenindo interações medicamentosas, ajustando a posologia e identificando possíveis alergias.

“Estamos falando de um ganho extraordinário em segurança do paciente, apoio ao farmacêutico clínico, administração de medicamentos e controle de desperdícios”, complementa Murilo Fernandes.

Anderson Borba, coordenador de TI na Unimed Vale do Caí, que utiliza o HIS da Salux no Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC), acredita que esses recursos trazem um grande diferencial, em especial em um ambiente multigeracional. Para tanto, também é utilizada a nova versão do SX Sigma, que possui uma interface intuitiva e amigável. Somados ao reconhecimento de voz, os recursos liberam os profissionais de tarefas burocráticas, permitindo-lhes dedicar mais tempo ao cuidado com os pacientes.

“Um sistema que permite ao profissional dedicar total atenção aos cuidados dos pacientes é fundamental, além de trazer outras vantagens em termos de eficiência operacional, redução de custos e segurança”, afirma Borba.

O CEO da Salux reforça que a tecnologia deve oferecer uma visão única em todas as etapas, desde o agendamento até a alta, integrando informações clínicas e administrativas. Entretanto, essa integração ainda é limitada quando operadoras, clínicas e hospitais utilizam diferentes sistemas, resultando em uma jornada do paciente desarticulada e pouco transparente. “Transformar essa realidade com tecnologia já está no nosso radar”, finaliza.
 





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