Desnutrição clínica: uma epidemia silenciosa negligenciada [Infográfico]
21/09/2015

Em todo o mundo, um em cada quatro pacientes hospitalizados está em risco de desnutrição relacionada a doenças.1-4 Na América Latina, a desnutrição é encontrada em até 50% de todos pacientes que estão hospitalizados.5 Esta epidemia silenciosa é frequentemente negligenciada, não detectada e não tratada. Apesar da alta prevalência, o déficit calórico de muitos pacientes em estado crítico é identificado tarde demais. Além disso, o suporte nutricional oferecido, muitas vezes, não atende aos requisitos de energia dos pacientes e isto tem impacto tanto na redução da qualidade de vida dos pacientes, quanto na sobrecarga nos custos do sistema de saúde.

Pacientes hospitalares desnutridos apresentam taxas de complicação significativamente mais elevadas, com um risco três vezes maior de infecção e cinco dias a mais de internação em comparação aos pacientes que estão bem nutridos.6-9 Em colaboração com os profissionais de saúde, a empresa de saúde global Fresenius Kabi tem como objetivo apoiar os esforços contínuos na América Latina para melhorar os resultados globais dos pacientes e a gestão da desnutrição.

A iniciativa “Unidos pela nutrição clínica” está sendo lançada este mês simultaneamente em toda a América Latina. “A identificação precoce deste déficit calórico em pacientes hospitalares, independentemente da idade ou condição, é essencial para permitir o tratamento adequado. Oferecemos informação e apoio em nutrição clínica para ajudar os profissionais de saúde a reduzir as internações e o risco de readmissões hospitalares. A nutrição clínica adequada é de vital importância para a recuperação do paciente. É fundamental que os profissionais de saúde saibam disto”, comentou o Professor Jean-François Baron, Vice-Presidente Sênior e Diretor Médico da Fresenius Kabi, em comunicado.

Recentemente a companhia lançou um site sobre desnutrição relacionada a doenças e nutrição clínica, com orientações práticas sobre como fazer a triagem deste problema e como lidar e administrar a nutrição clínica. Todos os profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos hospitalares – podem encontrar informações relevantes para lidar com a desnutrição em seu cotidiano.

A iniciativa é amplamente apoiada por médicos da região Dan Waitzberg, um dos maiores especialistas em nutrição clínica no Brasil, apoia fortemente o projeto “Unidos pela nutrição clínica”: “Estamos promovendo uma abordagem abrangente para apoiar os profissionais de saúde em toda a América Latina, possibilitando a terapia nutricional adequada em pacientes hospitalizados”.


shutterstock
Sobre a Fresenius Kabi 
Fresenius Kabi é uma empresa global de saúde, especializada em medicamentos que salvam vidas e tecnologias para infusão, transfusão e nutrição clínica. Nossos produtos e serviços são usados para ajudar a cuidar de pacientes em estado crítico e de doenças crônicas. Com a nossa filosofia corporativa de “cuidar da vida”, estamos comprometidos em colocar medicamentos e tecnologias essenciais nas mãos de pessoas que ajudam os pacientes e encontrar as melhores respostas para os desafios que enfrentam.
Mais informações: www.fresenius-kabi.com e www.fresenius-kabi.com.br

 




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP