A Associação Brasileira de Startups de Saúde e HealthTechs (ABSS) – que conecta o ecossistema de inovação do mercado de HealthTechs – anuncia parceria com o Hub InovaHC, o Hub de inovação do HCFMUSP (o maior complexo hospitalar da América Latina) que gerencia e desenvolve soluções disruptivas e tecnologias em saúde. A ABSS transferiu sua sede para o Hub InovaHC e vai conectar ao Hub empresas que tenham sinergia, para que também possam fazer parte do projeto.
“O Hub InovaHC fomenta conexões estratégicas, integra pesquisadores, empreendedores, colaboradores e parceiros para viabilizar soluções e negócios inovadores, que tenham foco em atender demandas do HCFMUSP e do sistema de saúde brasileiro. A proposta é trazer startups e healthtechs para o Hub e, ao mesmo tempo, fomentar a parceria de negócios entre as startups e/ou healthtechs associadas”, afirma Bruno Borghi, presidente da ABSS.
A ABSS levou para o Hub InovaHC algumas startups, entre elas: a Caren, healthtech que usa Inteligência Artificial (IA) e dados para ofertar Atenção Primária as a Service, a Claves, plataforma para conectar profissionais da saúde às clínicas e hospitais; a Intellidoctor.ai, sistema de suporte à decisão clínica dotado de IA, desenhado para apoiar a prática médica em tempo real; Lifetime Pesquisa Clínica, startup que por via da tecnologia aproxima voluntários de estudos clínicos disponíveis em centros de pesquisa; Next Steps, que implementa tecnologia e IA para gerar transformação digital sustentável e de alto impacto; a Nick Saúde, solução completa de jornada digital de atendimento, capaz de gerar insights de saúde que otimizam o cuidado, eficaz e humano; e a WAC Global Tech, que atua na descentralização do acesso à saúde por meio de uma plataforma de Inteligência Preditiva aliada a Medicina.
“Em 18 meses de atividades na administração do Hub pela Moso Designer Venture Builder, já triplicamos o número de residentes, conectamos as startups aos Institutos do HCFMUSP para provas de teste e projetos inovadores com as empresas. O objetivo é unir o setor de saúde em uma relação de incentivo e fomento à inovação, principalmente no segmento hospitalar. Oferecemos às empresas que ficam hospedadas em nosso Hub infraestrutura tecnológica avançada, acesso a recursos científicos e de pesquisa do HCFMUSP, apoio regulatório e na área de compliance, mentoria especializada, programas de aceleração e financiamento, e suporte em marketing e desenvolvimento de negócios”, explica Lourival Belizário, gerente do Hub InovaHC, operado pela venture e design builder MOSO.
“O Hub InovaHC possui atualmente mais de 30 startups e healthtechs de saúde e nossa ideia é continuar trabalhando para que todas façam parte da ABSS. Algumas delas já estavam na Associação antes da parceria, como é o caso da startup Suprevida, healthtech que conecta consumidores a fornecedores de produtos, serviços e informações de saúde. Acreditamos que até o final de 2025, mais de 70% serão parte da ABSS”, afirma Leonardo Tomiatti da Costa, gerente do Hub InovaHC.