O governo federal divulgou a obtenção de uma economia de R$ 7,8 bilhões nas compras governamentais realizadas em 2012
com a licitação online. Segundo o levantamento do Ministério doPlanejamento (MP), no último ano, 46% dos R$ 72,6 bilhões em
aquisições feitas pela administração pública federal, autárquica e fundacional foram realizadas por meio dessa modalidade.
O levantamento foi feito com baseno valor de referência dos produtos e bens adquiridos, a partir de dados do Portal de Compras do governo federal (Comprasnet). Além do pregão online, o governo federal utilizou outras modalidades de contratação, como
pregão presencial, convite, concorrência, tomada de preços, concurso e dispensa ou inexigibilidade de licitação. Essa última forma de aquisição foi responsável por 193,7 mil dos processos e movimentou 34% do valor total dos bens e serviços adquiridos. Já as compras por licitação ficaram em torno de R$ 48,1 bilhões, ou seja, 66% de tudo o que foi contratado.
As compras realizadas com dispensa ou inexigibilidade de licitação são regulamentadas pela lei 8.666, como remédios que envolvem patentes e sistemas de segurança e armamento para as Forças Armadas. Os serviços gerais de construção para obras de engenharia civil foram os mais contratados pela União. Foram gastos nessas aquisições cerca de
R$ 7,3 bilhões, valor que corresponde a 29% do total dessas compras governamentais. Já em relação aos produtos, os itens mais adquiridos foram os do grupo de veículos,que movimentaram R$ 5,5 bilhões. Do total licitado no ano, R$ 23,3 bilhões foram para a aquisiçãode bens e R$ 24,9 bilhões para a contratação de serviços. MPEs A participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no fornecimento de bens e serviços para o governo federal se manteve estável na comparação entre os dois últimos anos. Em 2012, esse segmento respondeu por R$15,4 bilhões de reais dos gastos do governo federal, pouco mais do que os R$ 15,2 bilhões de 2011. Desde 2007, o CRA-SP aderiu à modalidade de licitações via pregão eletrônico. O principal objetivo é a diminuição dos valores das compras, buscando
maior economia, bem como proporcionar o aumento da competitividade entre os licitantes nteressados. Atualmente, a modalidade é a principal forma de aquisição utilizada pelo Conselho.
O CRA-SP enviou, em fevereiro, ofício ao prefeito de São Paulo Fernando Haddad com o intuito de desejar votos de pleno sucesso no desempenho de suas atividades. O ofício congratula a gestão do prefeito pela alorização do servidor público por meio da indicação de funcionários de carreira selecionados para ocupar as 30 subprefeituras, mas ao mesmo tempo ressalta a importancia da formação em Administração para tais cargos uma vez queos mesmos exigem qualificação inerentes aos administradores, como capacitação técnica e de gestão. Nossa cidade, assim como nosso estado e nosso país, não pode desviar os olhos do administrador profissional ao objetivar o êxito da administração pública”, ressalta o ofício, que destaca o papel do administrador como um mediador de interesses conflitantes, ou seja, como administrador político graças a sua formação profissional com foco na administração eficiente. O documento cita a Lei Federal nº 4.769 para explicar os outros papéis do administrador, que abrangem a administração de pessoal, o gerenciamento do orçamento, a administração de material e financeira, a administração mercadológica, de produção e das relações industriais, entre outros. “Contamos com o apoio da Prefeitura e de Vossa Exa. para a valorização da administração profissional e, desde já, disponibilizamos nossa infraestrutura e o nosso capital intelectual”, termina o ofício.