O mercado brasileiro de healthtechs está revolucionando a experiência dos pacientes, oferecendo soluções que facilitam cada vez mais a interação inteligente com instituições e profissionais de saúde. A 10ª edição do HIS - Healthcare Innovation Show, o principal evento de tecnologia e inovação em saúde da América Latina, ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro no São Paulo Expo, com destaque para o universo das startups de saúde.
A Tuinda Care, distribuidora exclusiva da tecnologia israelense TytoCare no Brasil, apresentará no HIS 2024 a versão TytoCare 7.0, que avança na conexão entre médicos e pacientes de forma eficaz e conveniente. O TytoCare permite a realização de exames físicos remotos, como ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, além de otoscopia e oroscopia.
“Com essa nova versão, melhoramos a experiência do usuário com novos recursos. A versão TytoPro, por exemplo, permite realizar e armazenar exames mesmo offline, atribuindo os dados posteriormente ao paciente. Isso garante a continuidade do atendimento em áreas com acesso limitado à internet, um diferencial essencial para regiões remotas”, destaca Fabio Mattoso, CEO da Tuinda Care.
Já a healthtech Nuria trará ao HIS 2024 duas soluções voltadas para agilizar atendimentos em clínicas, hospitais e laboratórios, além de reduzir a taxa de abandono de tratamentos.
A primeira delas, o Nuria CheckIn, permite que o paciente faça seu check-in antecipadamente, reduzindo o tempo de espera para consultas e exames. "Otimizar esse processo é uma demanda crescente do setor, já que longos tempos de espera afetam negativamente a experiência do paciente", afirma Fernando Soares, CEO da Nuria.
Outra novidade é o Nuria Track, uma solução que reduz a taxa de abandono de tratamentos, incentivando o retorno às consultas e lembrando os pacientes de realizar exames periódicos. "Transformamos a experiência do usuário, enviando mensagens pós-consulta para agendamento de procedimentos e exames indicados pelos médicos, mantendo o paciente conectado às instituições de saúde durante todo o tratamento", explica Soares.
O HIS 2024 contará com mais de 40 horas de conteúdo, distribuídas entre 200 palestrantes, incluindo profissionais de saúde, gestores, executivos e acadêmicos de renome. A programação será dividida em sete palcos, com destaque para o Palco Comunidade Healthtech, voltado para startups e ecossistemas de inovação.
Nele, palestras e painéis discutirão os principais desafios de gestão para empreender no mercado de healthtechs. Istvan Camargo, Chief Innovation Officer do Grupo Sabin e curador do conteúdo do Palco Comunidade Healthtech, expressou otimismo com o atual cenário das startups de saúde.
"Após um período desafiador pós-pandemia, vejo uma nova geração de empresas e founders surgindo, o que me deixa muito otimista em relação ao futuro", comenta. Camargo acredita que, apesar do surgimento de muitas healthtechs, a seleção natural do mercado eliminará aquelas que não agregam valor real ao ecossistema.
Questionado sobre oportunidades em mercados emergentes, Camargo destacou que as soluções com maior impacto são aquelas que resolvem problemas reais e beneficiam pacientes, pagadores e prestadores de serviço, sem comprometer a sustentabilidade do setor.