O Rio Grande do Sul é o estado com maior percentual de idosos do Brasil, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022. Junto com o aumento da expectativa de vida, está a busca por um envelhecimento com mais qualidade. Por isso, o Hospital Moinhos de Vento promove, nesta quinta-feira (12), o I Simpósio Internacional de Medicina de Estilo de Vida (MEV) e Longevidade para debater as principais linhas de cuidado no assunto.
Com foco na prevenção, tratamento e reversão de doenças crônicas resultando em um envelhecimento saudável, a Medicina de Estilo de Vida é um campo crescente que aborda os principais comportamentos de saúde, que são as causas da maioria das mortes prematuras, doenças crônicas e aumentos de custo para o setor.
“Guiar pacientes com estratégias de mudança de comportamentos baseadas em evidências pode ajudá-los a criar hábitos duradouros em áreas-chave, como atividade física, alimentação saudável, melhora do sono, cessação do tabagismo, formação e manutenção de de vínculos positivos e gerenciamento do estresse”, ressalta Alexander Daudt, coordenador do Centro de Medicina de Estilo de Vida do Moinhos.
O evento proporcionará a troca de conhecimentos entre especialistas e pacientes, “além de ser um marco inaugural da prática assistencial e interdisciplinar da MEV dentro do Hospital Moinhos de Vento e de forma pioneira no Brasil”, destaca ainda o médico. Ao todo, serão cinco temas abordados por 11 painelistas. Um dos destaques são as palestras sobre Medicina do Estilo de Vida (MEV), que serão realizadas por Ecler Jaqua, professora e diretora do Programa da Residência em Medicina de Família da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA).
Serviço
O quê: I Simpósio Internacional de Medicina do Estilo de Vida e Longevidade
Quando: quinta-feira (12), das 17h30min às 22h
Onde: Auditório Moinhos, Tiradentes 333 – com transmissão
Inscrições: https://simposiomedicinadeestilodevida.eventize.com.br/index.php?pagina=3