A personalização do cuidado aos pacientes está evoluindo com a incorporação de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, que permitem diagnósticos mais precisos e tratamentos adaptados às necessidades clínicas de cada indivíduo.
Para discutir esse avanço, o HIS – Healthcare Innovation Show promoverá debates no Palco Cuidado Digital e Humanizado. O espaço destacará as inovações adotadas pelas instituições de saúde e como essas mudanças estão transformando a relação com os pacientes, melhorando os desfechos clínicos e elevando a qualidade do atendimento.
"A hiperpersonalização possibilita que os tratamentos sejam adaptados às necessidades e condições específicas de cada paciente, o que aumenta a eficácia e reduz os efeitos colaterais", afirma Thiago Liguori, líder em saúde e moderador de um dos painéis do evento. Ele destaca que essa abordagem não apenas aprimora a eficácia dos tratamentos, mas também fortalece a relação entre pacientes e profissionais de saúde, gerando maior confiança através de um cuidado personalizado. Por isso, é tão importante abordar esse tema durante o evento.
O HIS acontece durante os dias 18 e 19 de setembro, no São Paulo Expo, e ainda é possível garantir seu ingresso pelo site do evento.
As tecnologias desempenham um papel cada vez mais importante no cuidado humanizado à saúde ao possibilitar uma experiência de atendimento mais personalizada e eficaz. Durante o painel "Como a combinação da ciência e da tecnologia pode tornar a experiência em saúde hiperpersonalizada", Thiago Liguori promete mostrar como a inteligência artificial (IA) e outras ferramentas tecnológicas estão transformando grandes volumes de dados em insights acionáveis.
Essas tecnologias são capazes de identificar padrões, prever doenças e sugerir intervenções personalizadas, como na detecção precoce do câncer de mama em mamografias, permitindo diagnósticos mais rápidos e precisos, resultando em tratamentos alinhados às necessidades dos pacientes.
Além disso, a hiperpersonalização está no centro dessa transformação, ao utilizar dados clínicos, genéticos e preferências individuais para adaptar tratamentos e intervenções.
Para que essa experiência seja completa, Liguori reforça a importância da integração de plataformas e bases de dados, garantindo que todos os envolvidos no cuidado possam acessar e utilizar as informações de forma contínua e segura. A interoperabilidade dos sistemas, a privacidade dos dados e o treinamento dos profissionais são pontos-chave para o sucesso da implementação dessas tecnologias. Ao envolver o paciente de forma ativa no processo, o cuidado se torna mais informado e satisfatório, promovendo um atendimento realmente humanizado.
Diante desse contexto, o Palco Cuidado Digital e Humanizado contará com 19 painéis ao longo dos dois dias de evento, abordando temas como a triangulação de pagamentos no setor, inteligência artificial, teleorientação em centros cirúrgicos, interoperabilidade, 5G, e a hiperpersonalização da saúde, entre outros assuntos de grande relevância. Para conferir a programação completa, acesse o site do HIS.
Essas serão algumas das empresas presentes no palco nesta edição: SulAmérica, Hospital Nove de Julho, Dasa, Unimed, Hospital Israelita Albert Einstein, Sami, HCor, Prevent Sênior, BP - A Beneficência Portuguesa, Sírio-Libanês, entre muitas outras.
“O público pode esperar deste palco um conteúdo prático de como as instituições estão inovando o cuidado, sobretudo com o uso da tecnologia: monitoramento remoto, teleorientação no ato cirúrgico, experiência hiperpersonalizada, uso de IA na assistência, tudo ajudando a trazer um cuidado mais preciso e humanizado”, explica Ana Souza, Curadora de Conteúdo do HIS e moderadora do painel “Paciente consciente, setor mais sustentável. A cultura do cheque em branco precisa mudar”.
Ela também adianta o que os visitantes poderão esperar do seu painel: “Vamos explorar como engajar mais o paciente no seu próprio cuidado e no uso eficiente dos recursos de saúde. Atualmente, o paciente frequentemente segue as orientações de diferentes profissionais sem uma coordenação eficaz entre eles, e não percebe que tem um papel ativo a desempenhar. Nosso painel abordará como o paciente pode assumir um papel mais proativo na transformação dos cuidados de saúde e os desafios envolvidos nessa mudança,” diz.
Além das discussões e inovações apresentadas no HIS, o evento também será palco de premiações voltadas para o setor de saúde. Essa é uma oportunidade para o público conhecer as iniciativas de destaque no mercado, bem como os projetos e empresas que serão reconhecidos.
No Palco Cuidado Digital e Humanizado, será entregue o Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes. Inspirado na trajetória de José Eduardo Ermírio de Moraes, a Família Ermírio de Moraes e o A.C.Camargo Cancer Center se uniram para impulsionar o avanço do conhecimento e da inovação em oncologia, com o objetivo de reconhecer profissionais que compartilham da mesma visão dele e homenagear seu legado.
"O alinhamento entre os propósitos de José Eduardo e o A.C.Camargo é claro. O Prêmio solidifica essa parceria, buscando iniciativas inovadoras e transformadoras na oncologia. Nossa meta é identificar soluções que tragam benefícios concretos aos pacientes oncológicos e gerem um impacto significativo", ressalta José Humberto Fregnani, Superintendente de Ensino e Pesquisa do A.C.Camargo Cancer Center.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 18 de setembro, e cada solução vencedora receberá R$ 100 mil*, totalizando dois vencedores.
O público não pode deixar de conferir os conteúdos do Palco Cuidado Digital e Humanizado porque o cuidado ao paciente é a razão de existir do setor de saúde, né? E estamos vivendo um momento de grandes possibilidades de inovação impulsionada pela tecnologia, que podem melhorar e muito a experiência do paciente e os desfechos clínicos, ampliando as possibilidades de cuidado. Estamos trazendo cases práticos, de iniciativas que podem servir de inspiração e possibilidade de troca de experiência”, finaliza Ana Souza.