A inovação tem conquistado importantes espaços nos mais diversos setores e assim também tem sido com a saúde e as healthtechs. A inteligência artificial é uma das tecnologias que vêm sendo amplamente usadas como recurso para otimizar o atendimento aos pacientes, revolucionando o relacionamento com eles, modernizando processos e proporcionando melhores resultados para hospitais e centros de saúde.
De acordo com pesquisa da Tractica, empresa de inteligência de mercado, o mercado de serviços de inteligência artificial em saúde deve ultrapassar US$ 34 bilhões em todo o mundo até 2025. Sinal de que essa tecnologia veio para ficar e já mostra seus efeitos no dia a dia das instituições.
Sistemas de inteligência artificial estão em prática e têm transformado o atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, resolvendo problemas, reduzindo o retrabalho e aumentando a eficiência e a segurança.
Para entender melhor como tem sido a atuação dessa tecnologia na saúde, trouxemos aqui algumas aplicações de um sistema de inteligência artificial e as principais vantagens para as instituições.
A inteligência artificial tem sido aplicada na saúde principalmente com o objetivo de otimizar o atendimento aos pacientes. Em diversas atividades das rotinas hospitalares, essa tecnologia vem sendo empregada para:
Com tantas possibilidades de aplicações no setor da saúde, a inteligência artificial apresenta também inúmeros benefícios. A partir do uso de um sistema de inteligência artificial, instituições, como hospitais, clínicas e laboratórios, têm observado ganhos em eficiência e produtividade.
Isso porque, com o auxílio da tecnologia, as tarefas rotineiras têm não só o tempo reduzido, mas também os custos. Afinal, com um sistema como esse aplicado apenas ao agendamento de consultas, por exemplo, as atividades se tornam imensamente mais ágeis, podendo ser realizadas em larga escala, não havendo limite para a quantidade de realização de tarefas.
Outro ganho importante trazido por um sistema de inteligência artificial é a percepção de satisfação do paciente. Por tornar o atendimento muito mais rápido e eficiente, os pacientes passam a se sentir mais satisfeitos e, consequentemente, isso retorna em melhores resultados para a instituição.
Um sistema de inteligência artificial específico para saúde, diferente do que pode se pensar, vai muito além de um chatbot ou assistente virtual para agendamento de consultas. Isso porque a IA tem capacidades ilimitadas de aprender processos avançados que otimizam o atendimento e outras diversas tarefas específicas do setor de saúde.
Por exemplo, ainda na situação do agendamento, o sistema de inteligência artificial oferece um atendimento muito mais amplo ao paciente. É possível entendê-lo por meio de texto ou áudio e proporcionar uma conversa humanizada, com vocabulário que vai sendo adaptado conforme acontecem as interações. Sendo assim, é subestimar a capacidade de um sistema de inteligência artificial compará-lo a um chatbot.
Dessa forma, é importante entender a diferença para, ao buscar no mercado um sistema de inteligência artificial, saber se orientar quanto à opção ideal. E o primeiro passo para essa escolha é a compreensão de que um sistema de IA possui infinitas capacidades. Ele pode ser personalizado para qualquer tipo de fluxo e qualquer tipo de processo, como é o caso da Lumia, sistema de inteligência artificial da Pixeon, que permite:
Essas são apenas algumas das possibilidades disponíveis na Lumia — sistema que deve transformar o atendimento médico das instituições de saúde no Brasil, nos próximos anos.