Um marco na trajetória do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), está completando dez anos. É a conquista da acreditação pela Joint Comission International (JCI), a líder mundial em certificação de organizações de saúde, com sede nos Estados Unidos. A acreditação foi obtida em 2014, com renovações em 2017 e 2020, em meio à pandemia, e novamente em 2023. Criada em 1999, a JCI avalia, regularmente, hospitais, laboratórios e serviços médicos em geral, por todo o mundo. No Brasil, são apenas 49 instituições acreditadas.
Para o diretor geral do Dona Helena, José Tadeu Chechi, o selo avaliza que a qualidade dos serviços do hospital atende a requisitos internacionais. A JCI estabelece padrões com o objetivo de comprometer toda a organização no processo de melhoria contínua e na manutenção da qualidade da assistência prestada. A busca por esse reconhecimento demanda a implementação de um sistema amplo, que garanta melhorias contínuas.
“Estabelecemos protocolos de segurança do paciente visando minimizar ou zerar os eventos adversos, por meio de uma política de acompanhamento constante da qualidade e melhoria dos processos”, exemplifica Tadeu. “Padronizamos modelos de processos com foco em melhorias.” Integrada ao planejamento estratégico do hospital, a manutenção dos padrões JCI é pauta de um grupo de trabalho formado por profissionais de diversas áreas, batizado de Tutores dos Capítulos JCI.
Amanda Greipel, coordenadora de qualidade, explica que esse grupo zela pela implementação e manutenção de cada um dos padrões e elementos de mensuração prescritos pela JCI. Entre outras atividades de longo prazo, a educação continuada demanda a realização de atividades voltadas à capacitação e ao desenvolvimento de funcionários e corpo clínico. Na mesma linha, o Dona Helena também mantém parceria com o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) com um projeto de educação customizado para a implementação e manutenção dos requisitos JCI, englobando consultoria técnica, ações educativas e treinamentos.