O mercado brasileiro de healthtechs está revolucionando a experiência dos pacientes, oferecendo soluções que tornam cada vez mais inteligente a interação com instituições e profissionais de saúde. A 10ª edição do Healthcare Innovation Show (HIS), o principal evento de tecnologia e inovação em saúde da América Latina, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro no São Paulo Expo, trará uma abordagem aprofundada sobre esses assuntos e o universo das startups de saúde.
Entre os destaques do evento está a startup Tuinda Care, distribuidora exclusiva da tecnologia israelense TytoCare no Brasil, que apresentará o Tyto Care 7.0. Esta nova versão da tecnologia facilita a conexão eficaz e conveniente entre médicos e pacientes, permitindo a realização de exames físicos remotos, como auscultas cardíacas, pulmonares e abdominais, além de otoscopia e oroscopia.
“Com essa nova versão, aprimoramos a experiência do usuário, e a versão TytoPro permite realizar e armazenar exames localmente quando o dispositivo estiver offline, garantindo a continuidade do atendimento mesmo em áreas com acesso limitado à internet. Isso é crucial para pacientes em regiões remotas,” destaca Fabio Mattoso, CEO da Tuinda Care.
Outra healthtech em destaque é a Nuria, que apresentará duas novas soluções voltadas para otimizar o atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, além de reduzir as taxas de abandono de tratamentos.
A solução Nuria CheckIn oferece um pré-check-in que diminui o tempo de espera para consultas e exames. "O objetivo é otimizar os processos de entrada nas instituições de saúde, uma necessidade urgente devido às frequentes reclamações sobre longas esperas, que prejudicam a experiência do paciente,” explica Fernando Soares, CEO da Nuria.
Já o Nuria Track implementa estratégias para reduzir o abandono de tratamentos, incentivando os pacientes a retornarem para consultas e a realizarem exames periódicos. “O sistema envia mensagens pós-consulta para agendamento de procedimentos recomendados pelos médicos, mantendo os pacientes conectados às instituições de saúde ao longo de todo o tratamento,” acrescenta Soares.
Além das soluções e inovações apresentadas na feira, o HIS 2024 contará com mais de 40 horas de conteúdo distribuídas em sete palcos, com a participação de 200 palestrantes, incluindo profissionais de saúde, gestores, executivos de alto escalão e acadêmicos renomados no setor.
Um dos palcos de destaque é o Comunidade Healthtech, voltado para startups e ecossistemas de inovação. Este espaço abrigará palestras e painéis que discutirão os principais desafios de gestão para empreender neste mercado dinâmico.
Em entrevista ao portal Saúde Business, Istvan Camargo, Chief Innovation Officer do Grupo Sabin e curador do conteúdo do Palco Comunidade Healthtech, expressou otimismo em relação ao futuro das startups de saúde. “Apesar dos desafios enfrentados nos últimos anos, vejo uma nova geração de empresas e fundadores surgindo, o que me deixa muito otimista. A seleção natural do mercado acabará prevalecendo, eliminando aquelas que não agregam valor real ao ecossistema,” afirmou.
Camargo também destacou as oportunidades para healthtechs em mercados emergentes, enfatizando que as melhores soluções são aquelas que resolvem problemas reais e impactam positivamente a vida de pacientes, pagadores e prestadores de serviço, sem comprometer a sustentabilidade do setor.