Em uma estratégia voltada para ampliar o acesso à saúde de qualidade, a dr.consulta, plataforma brasileira de gestão de saúde com origem em Heliópolis, São Paulo, anuncia o lançamento de uma nova abordagem para o mercado B2B: o dr.consulta Empresas. Focada em pequenas e médias empresas, a nova vertical busca enfrentar os desafios de proporcionar benefícios de saúde de qualidade tanto para empregadores quanto para funcionários.
Após registrar um crescimento de 16% na receita em 2023, impulsionado por um aumento de 120% na emissão de cartões de benefícios de saúde, a dr.consulta investiu cerca de R$ 20 milhões no lançamento e reposicionamento de sua marca. Esse investimento visa implementar um novo modelo de saúde primária, que combina uma rede integrada com o uso de inteligência artificial (IA) e outras tecnologias para melhorar a experiência dos pacientes e promover o crescimento dos negócios.
“dr.consulta nasceu com a missão clara de cuidar da saúde de todos e gerar um impacto positivo no mundo. Desde 2011, nos reinventamos diariamente, e agora, mais uma vez, reafirmamos a necessidade de ir além das consultas tradicionais, oferecendo um cuidado contínuo e personalizado que foca na prevenção e acompanha as pessoas em todas as fases da vida, não apenas quando estão doentes”, afirma Massanori Shibata Jr., CEO da dr.consulta.
Nesta nova fase, a empresa estruturou sua estratégia em três pilares principais que promovem a saúde e incentivam a autonomia dos pacientes no autocuidado e autoconhecimento, sempre com o apoio da dr.consulta. São eles: “Saúde como Movimento”, que encoraja hábitos saudáveis como parte do estilo de vida; “Saúde como Coletividade”, reforçando que o cuidado com a saúde é uma responsabilidade compartilhada; e “Saúde como Conhecimento”, oferecendo ferramentas personalizadas e informação de qualidade para estimular o cuidado contínuo com a própria saúde.
Paulo Yoo, diretor de Ecossistema e Inovação, destaca: “Para aproximar as pessoas da medicina preventiva, precisamos mostrar que a atenção à saúde começa em casa, com hábitos diários de autocuidado, e se estende às relações coletivas. Ao conectarmos todos esses pontos e oferecermos suporte por meio de tecnologias de ponta e informações acessíveis, garantimos um acompanhamento contínuo do bem-estar de nossos pacientes.”
Para fortalecer seu compromisso de garantir que a saúde de qualidade seja um direito acessível a todos, o dr.consulta Empresas coloca a atenção primária no centro de sua estratégia, atendendo às expectativas de empregadores e colaboradores brasileiros com uma abordagem de assistência contínua, sem comprometer a saúde financeira das empresas.
Essa iniciativa responde a uma demanda crescente no mercado de saúde, onde a atenção primária é estimada como capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população¹. Com um ecossistema integrado e o uso avançado de tecnologia de dados, o dr.consulta Empresas busca conhecer e cuidar melhor de seus pacientes, tanto nos serviços de saúde quanto no atendimento.
Ao direcionar seus esforços para o mercado B2B/PJ, o dr.consulta Empresas visa alcançar cerca de 100 mil empresas na região metropolitana de São Paulo que ainda não oferecem benefícios de saúde aos seus colaboradores.
Além disso, a marca se propõe a proporcionar uma experiência única e personalizada aos seus clientes, estendendo o cuidado com a saúde além do atendimento médico. Essa jornada começa antes mesmo do agendamento, com uma equipe multidisciplinar dedicada à saúde do paciente, apoiada por dados estruturados, autocuidado e autoconhecimento. O ecossistema de serviços inclui pronto-atendimento online, telemedicina, exames, odontologia e tratamentos a preços acessíveis, garantindo um acompanhamento contínuo para promover uma vida mais saudável.
Esse movimento marca um novo momento no setor, com ênfase na ampliação do conhecimento e do acesso à medicina preventiva, visando uma rotina mais saudável e focada na qualidade de vida, em parceria com aliados estratégicos.
“Sabemos que apenas unindo forças com outros agentes do setor será possível descobrir novos caminhos e soluções de valor para toda a cadeia. Por isso, estabelecemos uma aliança com a Associação Nacional das Empresas de Benefícios Primário e Secundário (Anebaps), reforçando nosso compromisso com o acesso e a inovação, para oferecer a melhor experiência a nossos clientes B2C e B2B”, afirma Shibata.
Essa colaboração busca criar novas soluções acessíveis de cuidado e bem-estar, alinhadas ao cenário econômico e social do Brasil, de forma integrada e robusta.
O serviço de assinatura do dr.consulta Empresas inclui consultas em mais de 60 especialidades, 30% de desconto em mais de 3.500 exames, pronto-atendimento e telemedicina em mais de 20 especialidades, procedimentos odontológicos, cirurgias em hospitais parceiros, linhas de cuidado para gestantes e pacientes com doenças crônicas, acesso a 29 centros médicos na Região Metropolitana de São Paulo, e a possibilidade de agendamento de consultas e exames no mesmo dia.
O dr.consulta Empresas também oferece um serviço de atendimento voltado para diferentes perfis de Recursos Humanos, proporcionando apoio por meio de tecnologia e inteligência de dados. Esse modelo preventivo permite que o setor de RH acompanhe a saúde de toda a sua população por meio de um ecossistema integrado de atenção primária, oferecendo um conhecimento aprofundado sobre as empresas e suas equipes.
Para marcar seu novo momento de reinvenção, o dr.consulta lançou o mote “doutor em cuidar de você”, destacando que “consulta é muito mais que atendimento médico”, refletindo a forma como a empresa cuida de seus pacientes. Esse novo posicionamento se concretiza na renovação dos centros médicos e na modernização do modelo de conexão entre pessoas e serviços, incluindo a implementação de self check-in, novas áreas de conteúdo digital e espaços de convivência, com o objetivo de criar jornadas mais acolhedoras.
Resgatando sua essência, a marca revisitou suas expressões, ajustando a linguagem verbal e visual para se conectar melhor com seu público, colocando-o como protagonista de sua história. Para isso, uniu-se a parceiros alinhados com seu propósito, como Eris Colors (Erik Gonçalves), fotógrafo da comunidade de Pimentas que trabalha com um casting de pessoas reais, e a Digital Favela, agência especializada em influenciadores comunitários.
“Conhecendo profundamente nosso público e clientes, sabemos quais ações de marketing de impacto podem contribuir com nosso propósito de promover o acesso à saúde. Ter pessoas que vivem a realidade das comunidades ao nosso lado é a certeza de que estamos levando conteúdo autêntico e cheio de conexão para todos”, afirma Gabriela Zaninetti, diretora de Growth e Marketing do dr.consulta.
Reconhecendo a origem do dr.consulta e de seus clientes, essa parceria permite que a comunicação e as ações da marca sejam genuínas, respeitem e valorizem o público, construindo relações de confiança, acolhimento e aprendizado.