Projeto da BP utiliza IA para reduzir custos de auditoria e otimizar alta hospitalar
26/08/2024

Em um cenário em que a demanda por serviços de saúde de qualidade cresce continuamente, a tecnologia e a inovação emergem como pilares fundamentais para a otimização e agilidade dos processos. Nesse contexto, a inteligência artificial generativa (IAG) tem se destacado como uma solução que está transformando o atendimento e as operações no setor. À frente dessa revolução está a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos maiores hubs de saúde da América Latina, em colaboração com a CI&T, uma especialista global em transformação digital e hiper-digitalização. 
 

Com uma trajetória marcada pela excelência e inovação, a BP agora está à frente da revolução digital na saúde. Em parceria com a CI&T, a instituição está explorando o potencial da IAG para causar um impacto significativo em duas áreas principais: eficiência operacional e atendimento ao paciente. 

Eficiência operacional 

Na frente operacional, uma ferramenta baseada em inteligência artificial generativa será utilizada para auxiliar na checagem de prontuários e documentos que integram a auditoria médica, verificando se os medicamentos e procedimentos foram prescritos e administrados corretamente. Essa solução promete reduzir o tempo necessário para aprovações e identificação de inconsistências, além de aumentar a precisão das avaliações, com uma expectativa de redução de custos em até 50%. 

“Os hospitais e operadoras de planos de saúde tomam decisões e acionam fluxos de autorizações e pagamentos com base nas informações geradas pela auditoria médica. Com a aplicação de critérios claros e objetivos, a IAG proporcionará um alto nível de precisão, essencial para aumentar a transparência e confiança nesses processos”, explica Lilian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia da BP. “Estamos treinando a IAG para garantir ainda mais agilidade e assertividade na auditoria médica, abordando esse desafio de maneira inédita no setor de saúde”, acrescenta. 

Atendimento ao paciente 

Para os pacientes, os benefícios incluem maior rapidez na obtenção de autorizações para procedimentos, medicamentos, cirurgias e uso de materiais médicos, simplificação dos processos de reembolso, redução da burocracia e uma utilização mais racional dos planos de saúde. Além disso, há um ganho indireto, pois a saúde financeira e a gestão eficiente de operadoras e prestadores de serviço, sustentadas por uma auditoria médica eficaz, são cruciais para o equilíbrio e a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar. 

Outra inovação é o uso de IAG para aprimorar a comunicação de alta hospitalar, tornando-a mais acessível e compreensível para os pacientes, eliminando termos técnicos desnecessários. “A IAG permitirá uma comunicação mais rápida e amigável sobre o histórico de internação e os cuidados necessários, aumentando a compreensão das informações de saúde pelos pacientes e, consequentemente, a adesão aos tratamentos e acompanhamentos”, destaca Lilian. 

Olhar para o futuro 

A parceria entre BP e CI&T está não apenas moldando o presente da saúde, mas também pavimentando o caminho para o futuro. Juntas, essas organizações estão demonstrando como a integração de tecnologias avançadas pode revolucionar a prestação e a gestão dos cuidados de saúde, mantendo-se à frente das demandas de um setor em constante evolução. 

“A saúde está entre os três principais segmentos para o desenvolvimento de soluções que utilizam IA, tanto na perspectiva de eficiência quanto na criação de novas experiências para pacientes e profissionais de saúde”, afirma Luiz Reolon, diretor executivo da CI&T. “Estou confiante de que essa parceria trará boas referências para todo o mercado brasileiro”, complementa. 





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