A validação do Teste Genético da Bochechinha para triagem da Síndrome de Turner rendeu ao Sabin Diagnóstico e Saúde o prêmio de Melhor Trabalho Científico na Divisão de Patologia Molecular durante o Congresso da Association for Diagnostics & Laboratory Medicine (ADLM) 2024.
O evento, reconhecido como o maior congresso mundial de medicina laboratorial e diagnóstica, ocorreu entre 28 de julho e 1º de agosto, em Chicago (EUA). Na categoria Resumo da Divisão de Medicina Personalizada, outro trabalho do Sabin, em parceria com a Controllab, foi premiado por sua contribuição no desempenho laboratorial para detecção molecular da tuberculose.
Intitulada Including Turner Syndrome Screening in Newborn Sequencing by Using NGS Read Counts to Intersex Chromosome Copy Number: Leveraging Existing Data to Enhance Early Diagnosis, a pesquisa validou a inclusão da Síndrome de Turner como triagem em recém-nascidos para doenças genéticas. Utilizando amostras da mucosa bucal, o DNA dos recém-nascidos é analisado para identificar mutações relacionadas a mais de 300 doenças raras. Esse processo de validação, que durou um ano, consolidou o exame no portfólio do Sabin desde 2023.
“A genômica possibilita o diagnóstico precoce da Síndrome de Turner, permitindo o acompanhamento e tratamento adequados desde os primeiros anos de vida”, explica Gustavo Barra, coordenador do trabalho premiado e responsável pelo setor de Genômica do Sabin Diagnóstico e Saúde.
Nesta edição do congresso, o Sabin apresentou nove trabalhos científicos. “Esse prêmio é um reconhecimento externo das inovações do setor de Genômica do Sabin, que o júri considerou relevantes para a medicina diagnóstica. Estamos orgulhosos de propor e implementar um exame que beneficiará milhares de pessoas”, celebra Barra.
“A produção científica e a qualificação dos nossos profissionais são pilares estratégicos de investimento no Sabin. Esses elementos são fundamentais para a excelência dos serviços que oferecemos e reforçam nosso compromisso com a ciência e a qualidade dos exames realizados no Sabin Diagnóstico e Saúde”, afirma a presidente do Grupo Sabin, Lidia Abdalla. A executiva esteve presente no evento, acompanhada por Gustavo Barra, pelos diretores Cyra Araújo (Expansão), Rafael Jácomo (Técnico), Guilherme Oliveira (Administrativo) e pelo biólogo Miguel Andrade. Com essas conquistas, o Sabin acumula 14 Prêmios ADLM.
A Síndrome de Turner (ST) é a anomalia cromossômica sexual mais comum em mulheres, ocorrendo em 1 a cada 1.500 a 2.500 meninas nascidas vivas. A condição pode incluir ausência de um cromossomo X (cariótipo 45,X), mosaicismo cromossômico (cariótipo 45,X/46,XX), entre outras anomalias estruturais.
Os sintomas incluem baixa estatura, falha no desenvolvimento puberal e infertilidade, além de características fenotípicas como pescoço alado, e complicações como disfunções tireoidianas e malformações cardíacas graves.
A triagem rotineira para a Síndrome de Turner não é prática padrão, o que frequentemente atrasa o diagnóstico até que os sintomas motivem uma análise do cariótipo. O sequenciamento de nova geração (NGS) em recém-nascidos oferece potencial para a detecção precoce de doenças genéticas, analisando múltiplas regiões de genes em autossomos e cromossomos sexuais.
O estudo dos pesquisadores do Sabin validou uma abordagem de triagem para a Síndrome de Turner utilizando dados de contagem de leituras de sequenciamento, desenvolvendo uma estratégia eficaz para detecção precoce.