O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA), da rede pública do Pará e administrado pelo INDSH desde 2022, inaugurou um Centro de Medicina Hiperbárica, com cinco câmaras no total. Trata-se de um serviço inédito no SUS no Norte e Nordeste do país.
O centro vai garantir mais de mil atendimentos mensais aos internados para pacientes com queimaduras e lesões por traumas graves. A terapêutica de oxigênio em alta pressão garante mais eficácia no tratamento de feridas de difícil cicatrização, infecções graves, lesões por queimaduras, entre outras patologias.
O HMUE é a única unidade hospitalar da região Norte com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), exclusivo para oferecer assistência a crianças, adultos e idosos vítimas de queimaduras, por meio do SUS, com 20 leitos, sendo 18 enfermarias e dois de Tratamento Intensivo.
“Este é o investimento para que o HMUE possa trazer o que há de mais moderno na tecnologia da medicina”, afirmou o governador Helder Barbalho, que esteve presente na inauguração. “É o primeiro hospital público do Norte-Nordeste do Brasil com câmeras hiperbáricas que facilitam o atendimento, aceleram o tratamento e a recuperação dos pacientes”.