O Hospital e Maternidade Sepaco, localizado em São Paulo, recebeu a premiação ELSO – Nível Prata da Organização de Suporte à Vida Extracorpórea (ELSO). Este reconhecimento destaca as boas práticas e resultados no uso da Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), uma técnica avançada que oferece suporte vital a pacientes em estado crítico.
No Brasil, apenas três instituições possuem a premiação, e o Hospital Sepaco agora compõe este seleto grupo. A chancela, válida por três anos, é um passo para obter o título de Centro de Excelência em ECMO. Poucos centros no país estão preparados para realizar ECMO, o que reforça a importância e a exclusividade deste reconhecimento.
Recentemente, o Sepaco atingiu a marca de 120 procedimentos de ECMO, com um destaque especial para o serviço pediátrico. Em 2023, o Hospital Sepaco ultrapassou 100 internações pediátricas com uso da técnica, obtendo taxas de sucesso próximas dos níveis globais. Além disso, o hospital oferece um serviço de transporte em ECMO, realizando avaliação de pacientes em outros hospitais e quando necessário instalando a ECMO no local e transportando os pacientes para a continuidade dos cuidados especializados no Sepaco.
“Este feito é resultado do esforço conjunto de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e de unidades estruturadas para o atendimento da alta complexidade”, enfatiza a CEO do Sepaco, Luci Meire Pivelli Usberco.
Avanços e cuidados oferecidos
Anualmente, o Sepaco realiza mais de 150 cirurgias cardíacas pediátricas, muitas das quais podem necessitar do suporte de ECMO para recuperação. A técnica é utilizada em diversas indicações, desde disfunções ventriculares pós-cirurgia até casos de síndrome do desconforto respiratório agudo. A equipe é rigorosamente treinada para minimizar os riscos associados à ECMO, garantindo segurança e eficácia mesmo em pacientes neonatais.