Após anunciar um aumento de capital de até R$ 300 milhões em 2023 e iniciar seu projeto de expansão na área de medicina diagnóstica, o Grupo Hospital Care tem investido fortemente em soluções tecnológicas para aprimorar a gestão e a eficiência de suas unidades.
Em parceria com a Quality24, uma healthtech especializada em sistemas para operações não-assistenciais, a rede deu início à otimização de processos com a implementação de um software que monitora as operações hospitalares e facilita a rotina dos profissionais de saúde.
Em apenas cinco meses de operação, em uma das unidades da rede no Estado de São Paulo, o software resultou em mais de 2.000 horas poupadas pelas equipes de enfermagem, um aumento de 42% no giro de leitos e uma redução de quase 60% no tempo médio de setup — incluindo limpeza terminal, forração, manutenção e vistoria — permitindo um intervalo menor na substituição de leitos e gerando maior receita para o hospital.
"Hoje, mais do que fornecedores de sistemas, atuamos como parceiros tecnológicos de nossos clientes. Vimos na Hospital Care, com sua forte veia tecnológica e inovadora, a parceira ideal para uma ampla jornada de digitalização de processos", afirma Fabio Napchan, CEO da Quality24.
Com o controle contínuo e automatizado do processo de giro de leitos, o hospital melhorou significativamente a gestão de tempos, SLAs (Acordo de Nível de Serviço), qualidade do atendimento e prestação de contas de serviços terceirizados. Esses avanços permitiram uma alocação mais eficiente de leitos e a redução dos tempos de espera, otimizando custos operacionais e elevando a qualidade do atendimento.
“Sentimos um impacto direto na operação. A comunicação entre os colaboradores se tornou mais clara e eficiente, graças à automação dos processos entre a Quality24 e a MV, que acelerou todo o fluxo relacionado ao setup dos leitos. Agora, desde a alta de um paciente até a admissão de um novo, todo o processo é monitorado e gerenciado em tempo real por todos os setores envolvidos, o que traz maior segurança e qualidade para o hospital”, explica Bruna Pagliaro, Gerente de Operações do Hospital Evangélico de Sorocaba (SP), uma das unidades do grupo. “Após a implementação do sistema da Quality24, o hospital atingiu, pela primeira vez, sua meta de NPS no setor de internação”, acrescenta Bruna.
Os resultados positivos da parceria entre Quality24 e Hospital Care levaram à expansão do software para todo o grupo, abrangendo 10 hospitais nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, totalizando mais de 1.000 leitos. Até o final de 2024, todos os setores dos hospitais do grupo — da enfermagem à farmácia, higienização, nutrição, manutenção, entre outros — utilizarão o software para comunicação e gestão dos fluxos de trabalho, incluindo a gestão de giro de leitos e salas cirúrgicas, além de módulos de concierge digital e comunicação interna.
"A parceria com a Quality24 é estratégica para impulsionarmos a inovação e a eficiência em nossos hospitais. Nossa missão é priorizar a eficiência operacional e a experiência do paciente, objetivos que só podem ser alcançados por meio de uma gestão otimizada e digital", conclui Fabio Fraga, superintendente executivo do hub de São Paulo (SP) da Hospital Care.