O setor farmacêutico está passando por um momento de transformação. Devido a mudanças no comportamento do consumidor, avanços tecnológicos e inovações em toda a cadeia produtiva, o segmento enfrenta diversos desafios para os próximos anos. Acompanhar as tendências não é uma tarefa simples: as corporações que desejam estar na vanguarda enfrentam uma série de desafios complexos que demandam atenção e ação estratégica dos gestores. Essas tendências e desafios estão ligados ao crescimento do setor e impactam toda a cadeia. São eles:
Aumento do consumo: Nos últimos dois anos, o consumo global de medicamentos aumentou cerca de 30% ao ano. No Brasil, não foi diferente. O faturamento do setor, de 2019 para cá, cresceu mais de 60%, passando de R$ 90,5 bilhões para cerca de R$ 140 bilhões, conforme dados da Interfarma. E o crescimento deve se manter.
Tamanho do mercado: Estima-se que, em 2027, os gastos anuais no setor farmacêutico brasileiro aumentem entre 9% e 12% por ano. No cenário mais favorável, o mercado movimentaria cifras em torno de R$ 300 bilhões a partir de 2027.
Consumo aquecido: O Brasil se destaca como um dos mercados farmacêuticos mais promissores do mundo. Apenas no primeiro semestre de 2024, o setor foi o único segmento do varejo online a registrar um crescimento de 16%. Essa mudança reflete os novos hábitos de consumo dos brasileiros após a pandemia.
Para aproveitar todo o potencial desse mercado esperado para os próximos anos, os gestores devem investir e dedicar planejamento à gestão. O segmento farmacêutico – da indústria ao varejo – também deve automatizar processos, usar dados e tecnologias para vencer desafios no e-commerce, na logística e na produção adequada para atender o mercado. Para conseguir isso, as empresas do setor precisam considerar algumas iniciativas:
O setor farmacêutico nacional vive um momento de grandes mudanças e, consequentemente, grandes oportunidades. Seguir as tendências exige planejamento, gestão e equilíbrio do negócio. Essa combinação, quando adotada, permite às empresas do segmento um presente mais eficiente e um futuro promissor em desempenho e resultados.
Vinicius Brum