Hospital Alemão Oswaldo Cruz avança em sustentabilidade com Programa de Logística Reversa
07/08/2024

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em conjunto com seus parceiros, está avançando significativamente em seus projetos de sustentabilidade. A instituição desenvolveu um Programa de Logística Reversa (PLR) com o objetivo de reduzir a produção de resíduos e melhorar a gestão desses materiais. O PLR inclui a coleta e reutilização de embalagens de produtos químicos, bem como o uso de recipientes retornáveis. Nos últimos nove anos, o sistema reciclou 32 toneladas de plástico. 

Leonisa Scholz Obrusnik, diretora de Suprimentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destaca: “O setor de suprimentos sempre foi crucial para o Hospital, mas hoje ele ocupa uma posição estratégica que permite que pautas essenciais avancem de forma consistente. O que antes era um tema secundário, agora é central, e não há negociações sem que a agenda ESG seja determinante.” 
 

Em 2023, foram recolhidos 591 kg de embalagens plásticas, e somente no primeiro semestre de 2024 foram 361 kg, representando 61% do total do ano anterior. O uso de embalagens retornáveis evitou a geração de 1,5 tonelada de resíduos. 

Recentemente, o Hospital implementou diversas melhorias, como a atualização de minutas e documentos para alinhar-se às práticas ESG, o mapeamento de fornecedores estratégicos e a inclusão de questões ESG no formulário de pesquisa e qualificação de fornecedores. Também foram estabelecidos requisitos para certificações e documentos que comprovem as práticas recomendadas pelos fornecedores. 
 

O Programa de Logística Reversa tem como objetivo reduzir o impacto ambiental e otimizar os custos operacionais da instituição. Atualmente, o hospital opera em duas frentes: a reciclagem de embalagens e o uso de caixas retornáveis. 

Para facilitar o processo, os materiais são separados em sacos transparentes, e os parceiros do Hospital recolhem regularmente esses materiais para reciclagem. O projeto também ampliou a utilização de caixas retornáveis, o que reduziu o uso excessivo de papelão, isopor e gelo. Entre dezembro de 2021 e maio de 2024, aproximadamente 400 kg de papelão foram economizados. 

Na entrega dos produtos, são utilizadas caixas plásticas retornáveis, reduzindo significativamente a geração de resíduos pela instituição. 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP