HIS 2024: Álvaro Dias explora a importância de integrar tecnologia e humanização na saúde
06/08/2024

Nos dias 18 e 19 de setembro, o HIS - Healthcare Innovation Show, principal evento de tecnologia e inovação em saúde da América Latina, será realizado no São Paulo Expo. Com a feira se aproximando, queremos oferecer uma prévia do que o público vai encontrar durante a programação. 

Hoje, vamos conhecer um dos keynotes do HIS, Álvaro Machado Dias. Neurocientista, futurista e intelectual de renome internacional, Álvaro é professor associado livre-docente da UNIFESP e presença constante na mídia. É colunista da Folha de São Paulo, da Rádio CBN, da TV Olhar Digital News, da MIT Tech Review e da Você RH. Também é conhecido por definir o conceito de metamodernidade, que atualmente orienta as discussões sobre o mindset na nova era que se inicia. 
 

Por conta do currículo extenso, fica até difícil imaginar o que ele pretende abordar durante sua palestra. Em entrevista exclusiva ao Saúde Business, o portal de conteúdo oficial do HIS, Álvaro nos deu uma prévia do que podemos esperar.  

Tecnologia como chave para o futuro da saúde 

Em um evento sobre inovação na saúde, o keynote pretende abordar exatamente o tópico que todos aguardam. "Eu pretendo discutir o futuro tecnológico da saúde, em um contexto no qual a humanização é chave e as pessoas estão perdidas entre estas duas frentes", revela.  

Para que essa evolução tecnológica aconteça, Álvaro acredita que é essencial integrar tecnologia e calor humano. Ele ressalta que essa integração exige um desenvolvimento contínuo para assegurar que as inovações tecnológicas não façam com que os estabelecimentos de saúde percam o foco na humanização do atendimento. 

A inteligência artificial entra nessa equação?  

Um tópico que está em alta na comunidade médica é a utilização Inteligência Artificial em hospitais, clínicas, laboratórios e na indústria. Não tem como fugir dela e o neurocientista concorda. Mas, quem vai educar os profissionais para utilizarem a ferramenta? 

Álvaro defende que essa responsabilidade deve ser compartilhada. "Na prática, as faculdades de medicina, enfermagem e saúde pública não têm capital humano e mesmo técnico para dar conta do recado", observa ele, destacando a necessidade de colaboração entre diferentes entidades. 

A metamodernidade afeta o mercado de saúde 

O conceito de metamodernidade, desenvolvido por Álvaro, está moldando as abordagens em relação à inovação em saúde. Ele explica que a metamodernidade é a nova maneira de se relacionar com o mundo, onde a atração por tecnologias, como IA e redes sociais, está superando a interação direta com outras pessoas. "Esta tendência vem impulsionando o mercado de suplementos e longevidade, áreas de grande relevância médico-científica", aponta. 

Para se adaptarem à metamodernidade e aproveitarem as oportunidades que ela oferece, Álvaro sugere que as organizações de saúde devem perceber que o marketing mudou e que médicos-influencers estão ganhando cada vez mais importância. "O futuro apenas irá intensificar essa tendência", prevê ele. 

Além disso, destaca a importância crescente da prevenção, especialmente em um contexto de envelhecimento populacional e redução das taxas de natalidade. "Atualmente, essa área é como uma grande mina de ouro", compara. 

A importância do HIS para essa discussão 

Álvaro ressalta a importância do HIS para a área de tecnologia em saúde, destacando que o evento se sobressai por combinar porte e especificidade. "Esta é sempre a grande dificuldade: como ser relevante, sem ser genérico. O HIS consegue isso trazendo discussões que são de interesse para todo o setor, sem torná-las superficiais", afirma ele. 

Com tantos insights provocativos, a palestra de Álvaro Machado Dias promete ser um dos destaques do HIS 2024, oferecendo uma visão inovadora e humanizada sobre o futuro da saúde.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP