Tendo em vista o anseio de se aproximar cada vez mais do público consumidor de planos de saúde, Pedro Ramos, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE), e José Cechin, diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), reuniram-se com Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor da Senacon – autarquia do Ministério da Justiça – em Brasília, no último dia 24 de agosto para debater o tema.
Pedro Ramos falou sobre recente divulgação de pesquisa do Ibope Inteligência a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), que aponta os planos de saúde em 3° lugar entre os maiores desejos do brasileiro, perdendo apenas para a casa própria e a educação. Nesse mesmo levantamento, 75% dos entrevistados disseram estar "satisfeitos ou muito satisfeitos" com os serviços oferecidos pelas suas operadoras de saúde. A pesquisa aponta ainda que 94% dos brasileiros acham que o plano de saúde é essencial e, para 84% dos entrevistados, o principal motivo é a qualidade do atendimento.
Entretanto, as entidades representativas dos planos de saúde reiteram o esforço em melhorar os serviços oferecidos pelas empresas associadas e diminuir o número de reclamações de seus beneficiários.
Em relação à qualidade do atendimento dos planos de saúde, o diretor da Abramge lembrou que os planos de saúde estão em 17º entre os assuntos mais demandados em 2014 (conforme tabela abaixo) de acordo com ranking elaborado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec (órgão também vinculado ao Ministério da Justiça), que contabiliza os processos e procedimentos relativos ao atendimento de consumidores nos Procons de todo o país.
Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec |
||||
ANO |
Total de reclamações |
Planos de Saúde |
Porcentagem (%) |
Assunto |
2011 |
1.538.483 |
19.287 |
1,25 |
16º |
2012 |
1.877.966 |
25.437 |
1,35 |
16º |
2013 |
2.327.423 |
28.216 |
1,21 |
15º |
2014 |
2.371.901 |
25.255 |
1,06 |
17º |