A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) inaugurou o Centro de Treinamento em Procedimentos Minimamente Invasivos (PROMIN) – Sala Prof. Dr. Paulo Prata, localizado no 4º andar do prédio principal do campus Pinheiros.
A iniciativa faz parte do compromisso da Faculdade em oferecer formação de ponta e sempre atualizada, para preparar os profissionais para a realidade do setor. E as cirurgias minimamente invasivas estão entre as técnicas mais avançadas e procuradas, já que proporcionam vantagens, como: movimentos mais precisos, visualização aprimorada, menor perda de sangue, recuperação mais rápida e menor tempo de internação.
O Centro está equipado com um robô cirúrgico (Da Vinci), um simulador robótico, seis torres de videolaparoscopia e três torres de videoendoscopia. Com o anúncio, a FMUSP se torna a primeira escola médica da América Latina a integrar um robô cirúrgico para os ensinos de graduação, pós-graduação e cursos livres.
“O nosso objetivo é promover uma formação ainda mais completa em cirurgia, além de cursos livres mais acessíveis para profissionais de saúde de todo o Brasil. Queremos contribuir para ampliar o acesso dos médicos brasileiros às técnicas cirúrgicas avançadas, oferecendo à população usuária do SUS, a oportunidade de se beneficiar da incorporação tecnológica”, afirma o Prof. José Pinhata Otoch, Titular da disciplina de Técnica Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da FMUSP.
A Sala homenageia o fundador do Hospital de Amor de Barretos, que foi aluno da Faculdade, por sua significativa contribuição à cirurgia oncológica, além de seu trabalho humanitário e visionário.