No dia 23 de julho, o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, realizou a primeira cirurgia com a plataforma Mazor, um robô da Medtronic utilizado em cirurgias de coluna vertebral, que possui até 99% de precisão na colocação de implantes e sem desvios.
A iniciativa é liderada pelo Dr. José Maria Alves Neto e seu filho, Dr. Lucas Sangoi Alves, ambos especialistas em Ortopedia e Traumatologia, com subespecialização em cirurgia da coluna vertebral.
Para a estreia do robô no Sul do Brasil, oito pacientes serão submetidos à cirurgia de artrodese, indicada para corrigir instabilidades entre as vértebras. Pela primeira vez em Porto Alegre, a robótica auxiliará os cirurgiões, proporcionando maior segurança, menor lesão aos tecidos, redução drástica no risco de lesão nervosa, procedimentos mais rápidos, menor risco de sangramento, infecção e recuperação acelerada.
A introdução da cirurgia robótica na coluna vertebral traz imensos benefícios para a medicina e para os médicos. Pacientes do Rio Grande do Sul e de outros estados, bem como os médicos, serão beneficiados pela possibilidade de realizar procedimentos com maior segurança e eficiência. Além disso, a utilização dessa tecnologia resulta em uma redução de 80% no tempo de exposição à radiação durante o procedimento, fundamental para a segurança do paciente.
Na cirurgia de artrodese robótica com a plataforma Mazor, tomografias computadorizadas detalhadas são utilizadas para planejar o procedimento cirúrgico. Durante a cirurgia, o robô fornece orientação em tempo real aos cirurgiões, ajudando a posicionar com precisão os instrumentos cirúrgicos, suas trajetórias e os implantes de parafusos, adaptados à anatomia de cada paciente.
A cirurgia de artrodese é indicada para pacientes que sofrem de dor nas costas devido à instabilidade vertebral, causada por desgaste de disco, espondilolistese, hérnia de disco associada a desgaste de disco e estenose de canal com instabilidade. Além disso, a artrodese também é utilizada para a correção de deformidades como escoliose ou hipercifose. De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, 27 milhões de adultos no país são acometidos por doenças crônicas na coluna.
Estudos recentes, incluindo um publicado na revista The Spine Journal, destacam os benefícios das cirurgias robóticas de coluna, demonstrando que o robô Mazor ajuda a reduzir a probabilidade de complicações cirúrgicas e o risco de novo procedimento.
A equipe médica, reconhecida por sua excelência no tratamento de patologias da coluna, sempre esteve na vanguarda ao oferecer abordagens inovadoras para o tratamento de problemas na coluna vertebral. O Dr. José Maria Alves Neto é formado pelos melhores centros de cirurgia da coluna vertebral do mundo, incluindo a Cleveland Clinic Foundation, o Lutheran Medical Center em Cleveland e a Universidade de Syracuse. Em 1996, ele foi pioneiro no Brasil ao realizar a primeira cirurgia videolaparoscópica de coluna. Já o Dr. Lucas Sangoi Alves aprofundou-se em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas em centros de renome mundial, como o AOSpine em Miami e o NASS em Chicago, além de possuir especialização em cirurgia por vídeo endoscópica na USP, em São Paulo. Com a adoção do sistema robótico Mazor, ambos os doutores marcam um novo capítulo na história da medicina nacional, oferecendo procedimentos minimamente invasivos de ponta para a coluna.