O Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP), localizado em Campina Grande (PB), conquistou o Prêmio de Excelência em Saúde 2024 na categoria Arquitetura e Engenharia, concedido pelo Grupo Mídia. Este prêmio homenageia as instituições de saúde que mais se destacaram nos últimos 12 meses, destacando o compromisso do hospital em integrar tecnologia, sustentabilidade e humanização em sua infraestrutura.
O projeto arquitetônico do HELP, assinado pela arquiteta Carolina Gadelha, Diretora de Inovação do Grupo Unifacisa, juntamente com Andreia Cardoso de Oliveira e Eric Roberto dos Santos, contou com um investimento de mais de R$ 600 milhões. Com uma área construída de 30.000 m², o hospital possui 400 leitos, pronto atendimento adulto e pediátrico, 25 salas para procedimentos cirúrgicos, além de espaços para partos humanizados, neurocirurgias e cirurgias robóticas, previstas para 2025.
A premiação levou em consideração a excelência arquitetônica e a visão moderna do HELP, focada na saúde. O edifício é reconhecido como um instrumento transformador, capaz de contribuir para os objetivos do hospital em restaurar, acolher e confortar os pacientes.
Segundo Carolina Gadelha, o projeto utiliza princípios de Biofilia e Neuroarquitetura para promover a humanização do espaço. Com a incorporação de elementos naturais, como jardins internos e iluminação natural, o objetivo é criar um ambiente terapêutico e acolhedor. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. O HELP é um hospital que já nasceu no futuro, com conceito inovador e projetado a partir de uma abordagem de design centrada no ser humano, visando trazer bem-estar aos pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde, estudantes e colaboradores”, afirma.
Em termos de sustentabilidade, o HELP possui um projeto proprietário de usinas de energia solar, capaz de atender 100% da demanda energética do hospital, gerando uma economia mensal superior a R$ 500 mil. Esse recurso poupado permite que a instituição ofereça atendimento diferenciado e de alta qualidade ao SUS, especialmente em setores menos rentáveis, como a pediatria, cumprindo sua missão de transformar o cuidado em saúde dos pacientes.
Além disso, o hospital abriga equipamentos e soluções de instalações e sistemas prediais de alta tecnologia, muitos deles ainda incomuns no Brasil, destacando-se como um diferencial estratégico.
Os reconhecimentos como edifício colocam o HELP como referência internacional na área da saúde. Em 2023, o hospital foi premiado por excelência em design arquitetônico na categoria de edifícios para a saúde, conferido pela Architecture & Design Community (ADC). No mesmo ano, o projeto da instituição também foi selecionado como finalista do mais influente festival de arquitetura do cenário atual, o World Architecture Festival (WAF), realizado em Singapura.
Para Carolina Gadelha, a indicação reforça o reconhecimento de um projeto pensado para oferecer ao paciente uma experiência hospitalar humanizada.