A Germed, laboratório farmacêutico do Grupo NC, subiu da 8ª para a 4ª posição no ranking das fabricantes de genéricos, alcançando um faturamento recorde de cerca de R$ 1,2 bilhão em 2023. Isso representa um crescimento de 25% em comparação com 2022, de acordo com a consultoria IQVIA (PPP/FEV-2024). Durante este período, a empresa comercializou um volume recorde de 117 milhões de unidades (caixas) de medicamentos, atingindo uma participação de mercado de 6,5%. A meta para 2024 é faturar R$ 1,4 bilhão, um aumento de 19%, mantendo a nova posição no ranking.
Segundo Caue Nascimento, diretor-executivo de genéricos do Grupo, o desempenho foi alcançado por meio de um novo modelo de gestão, que resgatou o propósito da empresa. Esse modelo se baseia na valorização e motivação dos colaboradores, além de investimentos em reposicionamento de marca, tecnologia e mídia, qualificação da distribuição de medicamentos e adoção de uma estratégia go-to-market. “Queremos construir um grande laboratório de medicamentos genéricos no Brasil e dobrar o faturamento da Germed nos próximos quatro anos. Estamos apenas no início desta nova história que começa a ser escrita pela companhia”, afirma.
De 2020 a 2024, a Germed focou na renovação e atualização do portfólio, destacando-se as marcas mais representativas. “A formatação de um novo pipeline estratégico de produtos, com vários lançamentos, otimizou nosso portfólio, trazendo mais inovação e exclusividade para pacientes e clientes. Nossa intenção é introduzir no mercado cada vez mais moléculas e extensões de linhas de medicamentos de prescrição, que ainda não possuem versões genéricas. Uma estratégia que tem se mostrado assertiva para uma empresa que pretende permanecer entre as primeiras do segmento”, explica Gustavo Possani, diretor-adjunto de marketing da Germed.
No último trimestre de 2023, os novos produtos lançados pela Germed representaram 12,4% dos resultados da companhia, a maior representatividade de lançamentos entre as dez principais indústrias de genéricos no ranking nacional. Até junho de 2024, a empresa já lançou sete novos produtos.
Possani destaca também o impacto positivo do desenvolvimento da nova logomarca, identidade visual e verbal, e embalagens com design moderno e clean, que visam tornar a marca mais jovem, leve e próxima, facilitando o reconhecimento nos pontos de venda. “Toda essa transformação teve o objetivo de reforçar nosso movimento de evolução, associado à nossa essência de simplificar a busca por uma vida mais equilibrada. Uma mudança muito bem recebida pelos nossos públicos de relacionamento”, conta.
Em relação às pessoas, o primeiro passo foi readequar perfis profissionais e estabelecer novas atribuições, além de implementar uma rotina de celebrações, reconhecimentos, promoções e contratações alinhadas com a cultura da empresa. Um plano estratégico de endomarketing foi estruturado e investimentos foram feitos em treinamento e desenvolvimento da liderança. “Como resultado, conquistamos a certificação GPTW em 2023 e passamos a reconhecer nosso time de acordo com a performance. De 4,6% em 2020, chegamos a 30% do time reconhecido em 2024”, conta Caue Nascimento.
Nascimento também destaca as novas estratégias para promoção e venda dos produtos para distribuidores. A adoção de novas tecnologias e canais para suportar o crescimento do negócio foi uma das mais relevantes ações. A força de vendas aumentou de 89 para 130 pessoas, expandindo a atuação para 20 estados do país, e uma estrutura de gestão mais eficiente e personalizada foi criada, dedicada ao atendimento das médias e pequenas contas.