No primeiro semestre de 2024, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) implementou protocolos clínicos que prometem transformar a qualidade e a agilidade dos atendimentos de emergência, especialmente nos setores de internação e pronto-socorro.
Esses processos foram cuidadosamente sistematizados, permitindo que cada caso seja tratado de forma individualizada, para atendimentos mais coordenados e seguros. Essa mudança também abrange as consultas médicas nos diversos ambulatórios clínicos do hospital.
Nos centros cirúrgicos, o maior rigor nos processos tornou-os mais precisos. Os profissionais agora realizam checagens detalhadas, desde o primeiro contato com o paciente, passando pelo pré-operatório, até a alta hospitalar. Audrey Fioretti, coordenadora executiva do Núcleo de Gestão de Risco e Qualidade do HSPE, destaca a importância dessa mudança.
“Os protocolos são baseados em evidências científicas e geram mais eficácia e segurança durante os atendimentos, especialmente nas internações, já que mais de 60% dos nossos pacientes têm mais de 60 anos”, explica.
Essas práticas seguem os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde, que estabelecem critérios para o diagnóstico de doenças ou agravos à saúde, o tratamento recomendado, além dos mecanismos de controle clínico e o acompanhamento dos resultados terapêuticos.