Inovação no tratamento de arritmia cardíaca: BP realiza uma das primeiras cirurgias com tecnologia inédita no país
19/07/2024

A instituição utilizou um dispositivo inovador em cirurgia de paciente com fibrilação atrial, arritmia cardíaca que afeta cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil e é considerado um desafio de saúde pública

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde do país, realizou recentemente um procedimento inédito para tratamento de fibrilação atrial, arritmia cardíaca que afeta cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil, sendo considerado um problema de saúde pública. Diante do cenário, a técnica inovadora tem se mostrado eficiente no tratamento e menos invasiva.

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril, o método inovador isola veias pulmonares em pacientes acometidos por fibrilação atrial, utilizando uma modalidade de ablação por campo elétrico pulsado, e não mais na temperatura (aquecimento ou esfriamento), como eram os procedimentos tradicionais.

O Dr. José Tarcísio Medeiros de Vasconcelos, médico cardiologista e eletrofisiologista da BP responsável por coordenar e realizar o procedimento junto à sua equipe, explica que um dos principais diferenciais da nova tecnologia é sua capacidade de criar lesões duráveis, minimizando os riscos de danos às áreas externas ao coração e próximas a ele, como a parede do esôfago, que geralmente são associados à energia térmica presente nas abordagens convencionais.

Na BP, a intervenção foi realizada na Unidade Hemodinâmica, mediante duas punções na veia femoral direita e sob anestesia geral. O procedimento de ablação durou cerca de 60 minutos, com intervenções nas partes determinantes de arritmia no interior do coração, que foram identificadas e tratadas.

“O conhecimento da técnica tem crescido extremamente em todo o mundo. As taxas de eficácia obtidas com a técnica são similares àquelas observadas com os outros métodos, entretanto a ablação por campo pulsado (PFA) traz duas grandes vantagens: a segurança e a inovação”, destaca o médico especialista.

O equipamento utilizado foi o FARAPULSE™, trazido ao país pela Boston Scientific Brasil, líder global em dispositivos médicos.

“Enfatizando o compromisso da BP em cuidados cardíacos e diante dos resultados promissores, esperamos que o uso contínuo desta técnica inovadora conduza um aumento significativo nas indicações e na sua aplicação na cardiologia”, complementa.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP