Plataformas no backoffice: como serão as clínicas do futuro?
16/07/2024

Pode ser difícil visualizar todas as mudanças e imaginar como serão as clínicas do futuro, mas, certamente, elas serão revestidas de inovações e soluções tecnológicas, com processos cada vez mais ágeis, resultados mais precisos e uma relação médico-paciente muito mais avançada.

A evolução já está acontecendo e é percebida pelos profissionais do segmento como essencial, como mostra a pesquisa da Associação Paulista de Medicina, que revelou que 89,81% dos médicos brasileiros consideram as novas ferramentas digitais cruciais para melhorar o atendimento em unidades de saúde públicas e privadas. O estudo, intitulado “Conectividade e Saúde Digital na Vida do Médico Brasileiro”, mostrou que mais de 44% dos médicos reconhecem a crescente importância da tecnologia no cotidiano das pessoas e preveem que essa tendência se intensificará nos próximos anos.

Segundo Júlia Lázaro, CEO da Mitfokus, fintech para a área médica, o uso da tecnologia é mais notável atualmente no atendimento ao paciente. Sistemas inteligentes como chatbots são amplamente utilizados para agendamento de consultas e otimizam o fluxo de pacientes, reduzindo tempos de espera e melhorando a experiência do paciente. Também vê-se de modo constante nas clínicas ferramentas de teleconsulta sendo utilizadas de modo mais frequente, principalmente depois da pandemia da Covid-19.

Contudo, explica a executiva, as inovações nas clínicas do futuro vão além do atendimento ao paciente. Elas também fazem uma grande diferença no backoffice. Julia Lázaro explica que isso inclui a automatização de tarefas administrativas repetitivas, como faturamento, recursos humanos e controle de estoque, melhorando a eficiência operacional.
 

Pode ser difícil visualizar todas as mudanças e imaginar como serão as clínicas do futuro, mas, certamente, elas serão revestidas de inovações e soluções tecnológicas, com processos cada vez mais ágeis, resultados mais precisos e uma relação médico-paciente muito mais avançada.

A evolução já está acontecendo e é percebida pelos profissionais do segmento como essencial, como mostra a pesquisa da Associação Paulista de Medicina, que revelou que 89,81% dos médicos brasileiros consideram as novas ferramentas digitais cruciais para melhorar o atendimento em unidades de saúde públicas e privadas. O estudo, intitulado “Conectividade e Saúde Digital na Vida do Médico Brasileiro”, mostrou que mais de 44% dos médicos reconhecem a crescente importância da tecnologia no cotidiano das pessoas e preveem que essa tendência se intensificará nos próximos anos.

Segundo Júlia Lázaro, CEO da Mitfokus, fintech para a área médica, o uso da tecnologia é mais notável atualmente no atendimento ao paciente. Sistemas inteligentes como chatbots são amplamente utilizados para agendamento de consultas e otimizam o fluxo de pacientes, reduzindo tempos de espera e melhorando a experiência do paciente. Também vê-se de modo constante nas clínicas ferramentas de teleconsulta sendo utilizadas de modo mais frequente, principalmente depois da pandemia da Covid-19.

Contudo, explica a executiva, as inovações nas clínicas do futuro vão além do atendimento ao paciente. Elas também fazem uma grande diferença no backoffice. Julia Lázaro explica que isso inclui a automatização de tarefas administrativas repetitivas, como faturamento, recursos humanos e controle de estoque, melhorando a eficiência operacional.





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