O Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP), localizado em Campina Grande (PB), celebrou seu primeiro ano de funcionamento com a inauguração de um Centro de Oncologia moderno. A primeira sessão de radioterapia, realizada em maio, revolucionou o tratamento contra o câncer na região.
O investimento de R$ 24 milhões foi alocado em uma equipe altamente qualificada, infraestrutura moderna, diagnósticos precisos e tratamentos minimamente invasivos.
O Centro de Oncologia do Hospital HELP oferece uma gama de exames e procedimentos, incluindo ressonância magnética, tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografia, colonoscopia, endoscopia, densitometria óssea e Raio-X, além de estar adquirindo, já em licitação, um aparelho de PET scan.
O novo serviço de radioterapia do HELP utiliza o acelerador linear TrueBeam, um equipamento de última geração que realiza radiocirurgia e proporciona procedimentos de alta precisão e eficácia no tratamento do câncer. De acordo com o radioterapeuta do HELP, Márcio Magalhães, a tecnologia permite a aplicação de doses exatas de radiação, preservando os tecidos saudáveis e reduzindo os efeitos colaterais, melhorando significativamente a qualidade do tratamento oncológico.
"O Centro de Oncologia do HELP se destaca por sua estrutura moderna e por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. A combinação de equipamentos de alta tecnologia com um atendimento acolhedor e de excelência coloca o hospital como referência no tratamento oncológico, não apenas em Campina Grande, mas em toda a Paraíba", afirmou Magalhães.
Para Carolina Macedo, Física Médica do hospital, o início das operações reforça o propósito do HELP de aliar tecnologia de ponta com o cuidado centrado no paciente. "Quando falamos do tratamento médico, todo detalhe faz diferença. Por isso, temos como objetivo sempre fornecer o melhor aos pacientes, seja em estrutura física, assistência, equipamentos, acomodação e leito. Sem dúvida, esse é um grande diferencial do hospital", avaliou Macedo.
O Presidente do HELP, Dalton Gadelha, destacou a importância deste novo serviço para a região. "O HELP é um sonho inteiramente concretizado a serviço da Paraíba e do Nordeste. Vai atender a população que mais precisa, quem não pode sair para São Paulo, por exemplo, para fazer um tratamento de câncer com o melhor tratamento da região. Uma estrutura física extraordinária, equipamentos de ponta, uma excelente equipe de assistência. É indescritível fazer esse atendimento e tratar o ser humano de forma integral. Uma realização imensurável, um propósito de vida", afirmou.
Fruto de um investimento de mais de R$ 600 milhões, o Hospital HELP, da Fundação Pedro Américo, iniciou suas operações em maio de 2023. Desde então, já realizou, apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 13 mil procedimentos e exames. Com mais de 800 profissionais, sendo 320 médicos, a instituição ocupa uma área de mais de 30.000 m² em Campina Grande, dispondo de mais de 400 leitos, pronto atendimento adulto e pediátrico, 25 salas de procedimentos cirúrgicos, além de espaços para partos humanizados e neurocirurgias.