Em maio, o Hospital Unimed Volta Redonda anunciou a implantação de seu programa de cirurgia robótica com a chegada da plataforma Versius. Desde então, mais de nove intervenções cirúrgicas utilizando a tecnologia robótica foram realizadas na unidade. Entre os pacientes beneficiados está Ana Maria Valerstein, de 73 anos, que optou por essa tecnologia para um procedimento cirúrgico.
"Descobri um nódulo sólido no rim esquerdo durante exames de rotina, o que poderia resultar em uma nefrectomia radical e a perda do rim. Após conhecer o Dr. Leonardo Chiesse e sua equipe, que me explicaram detalhadamente a cirurgia robótica, optei imediatamente por esse método. Graças à precisão da cirurgia robótica, foi possível preservar 70% do meu rim. É uma grande felicidade sair da cirurgia com esse resultado", relatou Ana Maria.
Ela enfatizou a importância de disseminar o conhecimento sobre a cirurgia robótica: "Recomendo a cirurgia robótica para todos. O médico tem uma visão mais ampla comparada à cirurgia convencional, e a recuperação é muito mais rápida. Além disso, o acolhimento do hospital foi excepcional, algo essencial para qualquer paciente", destacou.
O Dr. Leonardo Chiesse, cirurgião responsável, explica que a cirurgia robótica proporciona uma visão de alta definição da anatomia do paciente, ampliando a imagem em até 10 vezes e permitindo identificar melhor as estruturas nobres do organismo. "A robótica permite uma cirurgia com menos sangramento, maior precisão e qualidade nos movimentos cirúrgicos. Esses fatores resultam em benefícios visíveis no pós-operatório, como menor tempo de internação, recuperação mais rápida, menores riscos de complicações, menos dor, desconforto e cicatrizes menores", enfatizou o médico.
O presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, destacou que a cirurgia robótica é uma das grandes inovações tecnológicas na medicina das últimas décadas, abrindo novos horizontes em diversos tipos de tratamento. "Essa tecnologia pode ser aplicada em cirurgias urológicas, ginecológicas, do aparelho digestivo e de tórax, especialmente em cirurgias oncológicas, reduzindo o tempo de internação e recuperação do paciente. Nosso objetivo ao trazer essa tecnologia para o Sul Fluminense é fazer a diferença e salvar mais vidas. Agora, quem optar pela cirurgia robótica terá um atendimento de excelente qualidade próximo de sua residência, sem precisar se deslocar para os grandes centros", declarou.
A implantação do programa de cirurgia robótica é resultado de uma parceria entre a cooperativa e a CMR Surgical, uma empresa inglesa com mais de 160 plataformas robóticas em operação ao redor do mundo.