O Hospital Ernesto Dornelles (HED), um dos primeiros hospitais privados do Rio Grande do Sul, está completando 62 anos. Tradição e pioneirismo sempre fizeram parte da história do HED. Inaugurado no dia 30 de junho de 1962, o Hospital ganhou o nome de Ernesto Dornelles em homenagem ao então Governador do Estado.
A instituição desponta como um dos mais conceituados centros médicos do Sul do país, com atendimentos particulares e por convênios. Hoje, dispõe de 312 leitos de internação clínica, 12 salas cirúrgicas, 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo, 36 leitos de recuperação pós-anestésica, Unidade de Cuidados Especiais, Unidade de Cuidados Respiratórios e Serviço de Emergência e Pronto-Atendimento, oferecendo, em toda a sua estrutura, assistência em 32 especialidades. No último ano, a instituição realizou 46.303 atendimentos na emergência, 12.922 internações, 51.447 exames ambulatoriais e 100.539 consultas.
Nestes 62 anos, o Hospital Ernesto Dornelles construiu uma trajetória marcada por inúmeras conquistas e avanços. O superintendente executivo do HED, Odacir Rossato, conta que, desde a sua fundação, a instituição sempre teve como missão oferecer cuidados de saúde de alta qualidade, pautados pelo respeito, humanização e pela busca constante de inovação. “Hoje somos reconhecidos não apenas pelo atendimento exemplar, mas também pelo impacto positivo que temos na vida de milhares de pessoas. Ao refletirmos sobre esses 62 anos do nosso HED, não estamos apenas comemorando o passado, mas também olhando para o futuro com otimismo e determinação. Continuaremos a investir em tecnologia, infraestrutura e, acima de tudo, em pessoas, para garantir que o Hospital Ernesto Dornelles continue a ser um farol de excelência na saúde por muitos anos vindouros”.
Entre as novidades deste ano, destacamos as seguintes:
Inaugurado em janeiro, o novo Centro de Traumatologia e Ortopedia (CTO) do Hospital Ernesto Dornelles une estrutura de atendimento, conforto para pacientes e familiares, acessibilidade e excelência médica em todas as áreas da ortopedia. Com o novo CTO, a sociedade gaúcha ganha em atendimento ortopédico e traumatológico eletivo e de urgência/emergência, com serviços diferenciados e atendimento técnico e humanizado.
Criado em 2009, muito antes da obrigatoriedade pelo Ministério da Saúde, o SEGER tem a missão de garantir a segurança do paciente através do gerenciamento dos riscos envolvidos nos processos assistenciais, técnicos e administrativos, implementando a cultura pela segurança e instituindo práticas de excelência. Incorporação de protocolos, programa de educação e treinamento aos profissionais, notificação e investigação de incidentes, estratégias de engajamento do paciente e sua família no cuidado, são algumas das atividades desenvolvidas pelo Serviço.
O HED investe constantemente em novas tecnologias que possam contribuir com o desempenho, agilidade e segurança de seus serviços. Através do seu Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CitS), adotou uma solução de Workforce Management, que incorpora a inteligência artificial para otimizar os processos e a criação de escalas. Desenvolvida pela Stargrid, startup que faz parte do ecossistema de tecnologias e serviços da Salux, a plataforma, por meio da análise preditiva e do aprendizado de máquina, consegue diminuir a demanda dos gestores na produção de escala, desenvolvendo a mesma em apenas alguns minutos. Com isso, é possível antecipar demandas futuras, prever padrões e auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas.
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde e promover a eficiência no setor, o Hospital Ernesto Dornelles, Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Mãe de Deus e Unimed Porto Alegre, formalizaram uma iniciativa inédita no cenário nacional: a interoperabilidade entre hospitais privados, públicos e operadoras de planos de saúde. O termo foi assinado no mês de abril deste ano. Em síntese, a interoperabilidade é quando diferentes plataformas ou softwares se comunicam entre si, tornando os atendimentos mais rápidos e eficientes. Por meio da tecnologia, é possível o compartilhamento de dados, históricos de exames, consultas e tratamentos entre instituições e profissionais da saúde.