O Hospital Edmundo Vasconcelos, localizado ao lado do Parque Ibirapuera em São Paulo, comemora 75 anos, investindo continuamente em inovações tecnológicas na área da saúde.
Entre os investimentos recentes, destaca-se a adoção do robô Da Vinci Xi em 2023, a quarta geração da tecnologia de cirurgias robóticas. Este avanço permite procedimentos menos invasivos, beneficiando pacientes, médicos e profissionais de saúde. Em menos de um ano, mais de 100 cirurgias foram realizadas com essa tecnologia. "O Hospital Edmundo de Vasconcelos se posiciona em um seleto grupo de hospitais no Brasil com essa tecnologia. Seus benefícios exclusivos e precisão incomparável têm revolucionado nossos procedimentos cirúrgicos, proporcionando aos pacientes uma experiência excepcional e resultados extraordinários", afirmou o diretor do hospital, Dario A. Ferreira Neto.
A implementação do robô envolveu processos multidisciplinares, incluindo treinamentos com profissionais especializados, capacitações e workshops, além da adaptação da infraestrutura hospitalar. As novas instalações reforçam a estrutura de ponta do centro cirúrgico, com um centro de diagnóstico e terapêutica, leitos de recuperação anestésica, salas dedicadas a endoscopias e colonoscopias, e dez salas cirúrgicas, sendo duas delas para cirurgias robóticas.
Os investimentos em tecnologia são constantes no Hospital Edmundo Vasconcelos, integrando toda a estrutura interna. O sistema ERP MV, por exemplo, oferece uma gestão hospitalar eficiente, organizando informações e processos assistenciais e administrativos. Além disso, foram implementados novos sistemas de TI, infraestrutura de rede, canais de atendimento e telemedicina. O hospital também investe em equipamentos de última geração, melhorias em procedimentos cirúrgicos, exames, consultas ambulatoriais e atendimentos de pronto-socorro, além de capacitação de colaboradores e médicos.
"Acreditamos que a inovação e a tecnologia são essenciais para enfrentar os desafios na prestação de serviços de saúde. Buscamos sempre soluções que tornem a experiência do paciente mais acolhedora e segura. Ao unir a competência de nossa equipe médica à constante inovação, estamos moldando o futuro da saúde com qualidade, segurança e empatia", ressalta Dario.
Além disso, a gestão eficiente de recursos, com soluções inteligentes que reduzem desperdícios, é uma prioridade. Os investimentos em gestão de infraestrutura, realizada por empresas terceirizadas especializadas e colaboradores em diversas áreas, seguem os princípios ESG (sustentabilidade, responsabilidade social e ética de governança). "Nosso objetivo é aumentar a produtividade, eficiência e gestão dos investimentos, sempre com foco no cuidado centrado no paciente. Queremos garantir um complexo hospitalar de excelência, com atendimento humanizado, qualidade e sustentabilidade", destaca Dario.